Respostas
Resposta:
Como funciona a monitoria?
Monitoria ou estágio em docência, deve ser realizada por um estudante em situação regular como forma de prestar assistência a um professor.
Mais comum de ser executada na graduação ou pós-graduação, o aluno que trabalha na monitoria é considerado o monitor(a). De acordo com o Art 84 da Lei 9.394/1996, “os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos.”
A monitoria é feita para uma disciplina e o estudante pode passar por um processo seletivo que levará em conta o seu desempenho.
Em resumo, o monitor é um aluno que esteja cursando ou já cursou uma disciplina e tem ou teve um bom desempenho.
Mediante um processo de seleção o aluno escolhido ajuda o professor com os alunos que estejam cursando essa matéria. A seleção do monitor pode ser via prova, eleição da turma ou escolha do professor, isso vai depender da instituição e da concorrência à vaga.
Algumas universidades trabalham com a modalidade de bolsa de estudos para o monitor(a). A bolsa pode vir em forma de desconto na mensalidade para universidades privadas ou em pagamento para universidades públicas.
A remuneração financeira acaba sendo um estímulo para permanência nas universidades. Em outros casos, a monitoria pode ser voluntária como forma de adquirir prática, conhecimento e experiência para enriquecer o currículo.
Principais atividades na monitoria
Tem como foco apoiar o professor de uma matéria como auxiliar das atividades curriculares. As tarefas a serem realizadas na monitoria podem variar, mas normalmente o papel de um monitor inclui atividades como:
Ajudar estudantes da disciplina que está monitorando, tirando dúvidas e aplicando exercícios práticos;
Ficar de plantão nas faculdade para apoiar estudantes que precisem;
Dar suporte em trabalhos e projetos da disciplina;
Auxiliar os estudantes com bibliografia;
Dar apoio ao professor na elaboração das aulas e exercícios;
Ministrar aulas de revisão com aprovação ou supervisão do professor;
Ajudar o professor na correção das provas.
Ainda que a monitoria seja em uma disciplina que o estudante está mais familiarizado, ser monitor pode ser bastante complicado. Além de estudar para as outras disciplinas, o estudante precisa estar preparado para as tarefas extras que podem surgir para a disciplina da monitoria.
Durante o programa, será necessário saber fazer uma boa gestão do seu tempo e da turma, encaixando as agendas para que todos sejam beneficiados. Pode parecer difícil no curto prazo, mas com o tempo os benefícios em ter participado de um projeto como esse, começam a aparecer.
Explicação:
Coloca como melhor resposta
Por favor ;)