Respostas
Resposta:
Você sabia que a leptospirose está intimamente ligada à falta de saneamento básico? Essa doença é causada pela bactéria Leptospira interrogans, e, segundo pesquisas tem uma incidência anual de 2 a 3,5 casos/100.000 habitantes no Brasil.
As regiões com maior número de casos são a sul e a sudeste. É uma doença que provoca muitos sintomas, mas existe diagnóstico e cura para ela. Quer aprender mais sobre leptospirose? Então continue a leitura do artigo, e entenda sua causa, prevenção e tratamento!
O que é leptospirose
Sabemos que a maior parte da população atualmente vive em áreas urbanas. Devido, principalmente, às más condições do saneamento básico, surgem doenças como a leptospirose. A bactéria que provoca a leptospirose está presente na urina de animais infectados (zoonose).
Os animais contaminados podem ser suínos, bovinos e cães, mas a contaminação acontece principalmente nos ratos-de-esgoto. A leptospira é eliminada pelo animal através da urina e permanece viva em solo úmido ou água por até 6 meses.
Os animais infectados com a bactéria transmitem a doença, mas não a desenvolvem. Por isso, é muito importante entender como a leptospirose é transmitida para se prevenir dessa doença infecciosa aguda.
Causas da leptospirose
Conforme evidenciado, a leptospirose é causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. Quando essa bactéria está no rim do hospedeiro, ela se prolifera, mas sem causar nenhum sintoma.
Existe vacina de leptospirose para cães, que deve ser aplicada anualmente. Seu efeito deixa o animal protegido de desenvolver a doença, porém, a bactéria pode ficar no rim dele sem causar nenhum mal. Quando a bactéria é expelida pela urina, provoca infecção em outros seres vivos.
Transmissão da leptospirose
Entenda que a leptospirose não é uma doença contagiosa, ou seja, não é transmitida por humanos para humanos. Na verdade, a bactéria eliminada pela urina do animal contaminado fica exposta no meio ambiente.
Quando há inundações ou enchentes e enxurradas, a água leva a leptospira que continua viva. A bactéria infecta o ser humano pelo contato com essa água, através da pele ou mucosa, ferida ou não.
Por isso é tão importante a ampliação do saneamento básico para a diminuição da população de roedores, já que são os principais transmissores da doença. Se você pensar no passado, vai lembrar que a peste-negra, também transmitida por ratos, foi responsável pela morte de milhares de pessoas.
Na disciplina de Biologia, você estuda os diversos tipos de transmissão de doenças. Portanto, fica claro que a leptospirose é transmitida de forma indireta por veículo inanimado. Visto que, se o indivíduo não tiver contato com a água contaminada pela bactéria, não haverá infecção.