Respostas
Resposta:
Temos 3 períodos coloniais na história do Brasil
Explicação:
1º) Período Pré-colonial (1500-1549)
O primeiro período é o Pré-colonial, que se estendeu da chegada de Cabral às terras americanas, em 1500, até a formação do primeiro Governo-Geral, em 1549. Esse período foi marcado principalmente pela exploração da costa brasileira através da extração de produtos que eram vendidos no mercado europeu, cujo mais famoso ficou sendo o pau-brasil.
Não houve nesse período um interesse maior em povoar o território colonial, mas apenas construir fortificações e evitar a presença de não portugueses no litoral, principalmente os franceses. Uma primeira tentativa de administração colonial foi tentada com a criação das Capitanias Hereditárias, a partir de 1530. Porém, o sistema de Capitanias mostrou-se ineficiente, o que levou à formação dos Governos-Gerais, dando início ao período subsequente.
2º) Período Colonial (1549 - final do século XVIII)
O Período Colonial foi marcado pela formação do primeiro Governo-Geral na colônia portuguesa na América, com a chegada de Tomé de Sousa à Bahia, e pela formação da primeira capital da colônia, a cidade de São Salvador.
Foi durante o Período Colonial que a colônia brasileira possibilitou aos portugueses seus maiores lucros. Os principais momentos da exploração colonial encontram-se nesse período, com os ciclos do açúcar e o ciclo do ouro.
No período colonial, foram sendo desenvolvidas as primeiras cidades do Brasil e iniciou-se a formação da população. As fronteiras expandiram-se para além do Tratado de Tordesilhas, colonizando o sertão brasileiro, a Amazônia e o sul da colônia.
Além do açúcar e do ouro, houve a exploração de outros produtos, como as drogas do sertão e o algodão. A escravidão também se desenvolveu nesse período, transformando-se no principal pilar de sustentação da empresa colonial.
3º) Crise do Sistema Colônia (final do século XVIII-1822)
Uma série de fatores marcou esse terceiro período. A chamada Crise do Sistema Colonial engloba esses fatores: a crise do absolutismo, conhecido como Antigo Regime, e o fortalecimento dos princípios do liberalismo; o crescimento das manufaturas e o início do processo de industrialização, diminuindo a importância do mercantilismo; a eclosão da Independência dos EUA e a Revolução Francesa.
Especificamente na relação entre Portugal e Brasil, esses fatores manifestaram-se com as Reformas Pombalinas, ocorridas a partir de 1750, alterando alguns aspectos da administração colonial. Houve ainda o aparecimento de movimentos de rebeldia contra a administração da Metrópole, cujo caso mais conhecido foi o da Inconfidência Mineira.
Por fim, a chegada da Família Real em 1808 alteraria permanentemente a relação entre Metrópole e Colônia, resultando na Independência do Brasil, em 1822.
Resposta:
Momento histórico que durou de 1530 a 1822. O Brasil Colônia é o período que compreende os anos de 1530 a 1822. Esse fato histórico foi iniciado com a primeira expedição realizada por Martim Afonso de Souza, no litoral brasileiro.
Brasil Colônia: o começo
De acordo com a história do Brasil, o marco inicial do Brasil Colônia foi o momento em que D. João III encaminhou Martim Afonso de Souza, em 1530, para realizar uma expedição colonizadora no litoral brasileiro. A finalidade foi estabelecer vilas e dividir lotes de terras para os donatários (pessoa que administrava terras que recebiam) explorarem metais preciosos e cultivassem a cana-de-açúcar.
O trabalho de expedição de Martim Afonso de Souza estendeu-se do litoral de Pernambuco até o rio da Prata. Ele fundou no litoral paulista a primeira vila do Brasil, em 1532, denominada de Vila de São Vicente.
A partir de então, Portugal adotou uma medida para estabelecer o processo de colonização do Brasil: as Capitanias Hereditárias. Essa estratégia consistiu na divisão do país em 15 capitanias hereditárias, que eram faixas de terras que abrangia o litoral brasileiro até o limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Esse era um documento que atestava o acordo entre Portugal e Espanha sobre os limites das terras descoberta por ambos.
Como foi dito, quem recebia os lotes eram denominados de donatários. Já os documentos que atestavam o direito de posse das terras eram denominadas carta de doação e floral.
A decadência do sistema colonial
O sistema colonial entrou em decadência, principalmente pelo desejo do povo de quebrar vínculos com Portugal. Muitas revoltas ocorridas no Brasil foram reflexos dessa insatisfação, como: Revolta de Beckman: (1684), Guerra dos Emboabas (1708-1709), Guerra dos Mascates (1710), Rebelião de Vila Rica (1720). Além dessas revoltas ocorreram movimentos separatistas como a Inconfidência Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798).
A era do Brasil Colônia teve fim no dia 7 de setembro de 1822 quando D. Pedro declarou a Independência do Brasil.
Explicação:
Fonte: educamaisbrasil