Respostas
Resposta:
em seu trabalho principal, Darwin propôs que a evolução ocorre devido a um mecanismo conhecido como seleção natural. De acordo com essa teoria, os organismos lutarão para sobreviver em seu ambiente o tempo todo, e o ambiente será responsável por escolher aqueles que são mais capazes de sobreviver nele. Assim, os indivíduos sobreviventes e reprodutores passam suas características para seus descendentes, e as características favoráveis permanecerão as mesmas ao longo do tempo. A seleção natural, proposta por Darwin, nos dá muitas informações importantes sobre como as espécies mudam ao longo do tempo. No entanto, Darwin não conseguiu explicar como os caracteres foram herdados. Essas explicações só foram possíveis após o desenvolvimento da genética.
Explicação:
Os princípios básicos das ideias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:
Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres, não sendo portanto idênticos entre si.
Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam à idade adulta.
O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.
Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atingem a maturalidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie.
Na "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis ás condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variações menos favoráveis.
Os organismos com essas variações vantajosas têm maiores chances de deixar descendentes. Como há transmissão de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variações vantajosas.
Assim, ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos mantém ou melhora o grau de adaptação destes ao meio.