Na gênese histórica da formação da burguesia comercial ou mercantilista, e na fase final do feudalismo, com a revolução comercial, com o sistema colonial e com o mercado mundial, este segmento acaba emergindo, como força social revolucionária, ou associando-se ou opondo-se aos segmentos sociais dominantes.
HIRANO, Sedi. Política e economia como formas de dominação – o trabalho intelectual em Marx. Tempo Social, V. 13, n.2, São Paulo, pp.1-20, nov/2001. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ts/v13n2/v13n2a01.pdf. Acesso em 15 nov 2018.
A partir do referencial temático proposto, analise as afirmativas a seguir:
I – É impossível dissociar os conceitos e referenciais teóricos que remetem a Marx sem uma compreensão adequada do contexto histórico em que seu pensamento se desenvolve, de modo que sua compreensão sobre perda de poder da burguesia corresponde precisamente à conjuntura das relações econômicas da Europa no período.
II – A noção dual de ‘estrutura e superestrutura’, em Marx, evoca uma concepção onde as normas jurídicas e o aparato político formam uma infraestrutura, ou seja, uma base para uma estrutura superior, que é determinada pelas relações culturais e sociais.
III – A visão de Marx para a dinâmica da relação entre classes aponta para a revolução do proletariado como chave interpretativa dos conflitos sociais e estruturas de dominação vigentes no capitalismo moderno.
É correto o que se afirma apenas em:
Selecione uma alternativa:
a)
I.
b)
III.
c)
I e II.
d)
II e III.
e)
I, II e III.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
1E 2B 3D 4B
Explicação:
natachacastilhos1d:
Está certinha
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás