• Matéria: Português
  • Autor: francisdiegopo
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto abaixo:

“O pós-estruturalismo convive com diferentes formas de apreensão conceitual: ora é visto como uma etapa subsequente ao esgotamento estruturalista, ora como um corpo teórico autônomo e paralelo (neo-estruturalismo), ou ainda como negação do estruturalismo (anti-estruturalismo).”
(CEZAR, T. Estruturalismo e pós-estruturalismo na perspectiva do conhecimento histórico. Anos 90, Porto Alegre, v. 3, n. 4, p. 129-151, 1995, p. 129)

Entendendo que o pós-estruturalismo foi um movimento que rompeu paradigmas e possibilitou a formação de novas teorias estudos, como: teorias de gênero, etnorraciais, pós-coloniais, crítica feminista e etc. Com base nesta informação analise as asserções abaixo:

I – A definição do pós-estruturalismo não é unanimidade entre diversos estudiosos, indicando que ele promove reflexões que se espalham para diversas áreas do conhecimento.
PORQUE
II – Os estudos pós-estruturalista não conseguem suplantar os conceitos e propostas indicadas pelos estruturalistas, mostrando-se inválido e ineficaz nos estudos literários.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Respostas

respondido por: regianemiriam
15

Resposta:

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Explicação:

Pag. 143 e 144

. O pós-estruturalismo deve ser

visto como um movimento que, sob a inspiração de Friedrich Nietzsche, Martin Heidegger e outros, buscou descentrar as “estruturas”, a

sistematicidade e a pretensão científica do estruturalismo, criticando

a metafísica que lhe estava subjacente e estendendo-o em uma série

de diferentes direções, preservando, ao mesmo tempo, os elementos

centrais da crítica que o estruturalismo fazia ao sujeito humanista.

As contribuições de Michel Foucault, Derrida, Gilles Deleuze, Félix Guattari,

Júlia Kristeva, Stuart Hall, entre outros, foram decisivas para os estudos literários

pelo viés do Pós-Estruturalismo e, sem estes pensadores, seria impossível os estudos sobre intertextualidade, relações de poder, estudos de identidade, gênero

e alteridade na literatura

Essa interdisciplinaridade trazida pelo Pós-Estruturalismo nos permite observar a literatura por vários vieses, não mais dirigido por uma teoria ou um...

Perguntas similares