O agronegócio é um segmento promissor no Brasil, a produção agrícola sustenta recordes e desponta como o principal alicerce da economia, impulsiona o superávit da balança comercial do país, proporcionando mais empregos. O sistema do agronegócio pode ser dividido em três partes ou segmentos, usando-se como ponto de referência o posicionamento do agente econômico na cadeia produtiva, comparativamente ao processo de produção da unidade rural.
Fonte: Disponível em: MENDES, J. T. G. Agronegócio: uma abordagem econômica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Acesso em: 12 mar. 2022 (adaptado).
Considerando o fragmento de texto e os segmentos do agronegócio e sua importância, avalie as afirmações a seguir.
I. O termo “antes da porteira” é tudo o que se refere à produção, plantio, manejo, colheita, beneficiamento, manutenção de máquinas, armazenamento dos insumos, descarte de embalagens de agrotóxicos e mão de obra.
II. Já “dentro da porteira” faz referência a tudo que é necessário à produção agrícola, mas não está na fazenda. É aquilo que o produtor rural precisa comprar para produzir: todos os insumos (relacionado as máquinas, defensivos químicos, fertilizantes, sementes, frota, etc.).
III. O termo “depois da porteira” faz referência às ações após a produção rural, como a armazenagem em cooperativas, distribuição, incluindo a logística dos produtos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I e III, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Resposta: a resposta correta é a alternativa 1, afirmação |||
Explicação: A etapa antes da porteira é a que antecede todas as atividades antes da produção em si, pois envolve a compra de insumos, máquinas, equipamentos, serviços técnicos e serviços bancários que, como consequência, resultarão na produção futura.
dentro da porteira se refere ao que é realizado dentro da propriedade rural, isso envolve desde as etapas iniciais para o processo de produção até o final deste ciclo, onde terá o produto in natura pronto para comercializá-lo ou realizar uma primeira transformação.
depois da porteira compreende as atividades de logística e comercialização do produto final, que pode chegar ao consumidor final em sua forma original (in natura) ou após passarem por um processo de industrialização