No início da década de 90, Vivi trabalhava em uma fábrica mas, em meio a uma grande crise financeira que afetava todo o Brasil, ela perdeu o emprego. Diante da necessidade de trabalhar para complementar a renda e também cuidar da filha bebê, Vivi decidiu fazer um curso de depilação e começou a trabalhar em casa, atendendo suas clientes enquanto tomava conta da filha. Aos poucos ela foi conquistando clientes e fazendo novos cursos para suprir a demanda. Ao se tornar cabeleireira, descobriu não apenas sua vocação, mas também uma oportunidade de negócio. Assim, em 1994, Vivi abriu seu próprio salão na zona norte de São Paulo e foi convidada pelo Senac para ser professora na área da beleza. Depois de um tempo, ela se dedicou a um curso de Tecnologia Química em Cosméticos para poder desenvolver sua própria linha de produtos. Alguns anos depois, investindo a partir dos recursos obtidos por meio do salão e da venda dos produtos, Vivi decidiu montar uma escola de cursos na área da beleza, pois ao apresentar seus produtos para os cabeleireiros notou que muitos tinham apenas conhecimento superficial. Para estimular o desenvolvimento de profissionais mais qualificados, ela criou o Instituto Divas em 2010. Hoje, o Instituto Divas oferece cursos de barbearia, cabeleireiro profissional, design de sobrancelhas, gestão de salões, manicure, maquiagem e pedicure. Além disso, o Instituto Divas possui unidade própria e franqueadas.
Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2022. (Adaptado).
A partir do case apresentado acima e considerado os estudos sobre motivação para negócios inovadores, avalie as afirmativas a seguir.
I. A necessidade foi o principal motivo da abertura do negócio de Vivi.
II. A motivação é resultante de fatores primários como, risco e recompensa.
III. O sucesso do empreendedor está atrelado à satisfação de suas necessidades fisiológicas até sua realização pessoal, de forma hierarquizada.
IV. A motivação empreendedora de Vivi, inicialmente se deu pela necessidade de suprir suas necessidades básicas e, posteriormente, como uma oportunidade de negócio ao vislumbrar novas alternativas de lucro.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Anônimo:
CARO ALUNO TENHO TODAS ESSAS ATIVIDADE EO MAPA TAMBÉM, ESTOU NO MERCADO A MAIS DE 10 ANOS E GARANTO A SUA NOTA. CHAMA NO DD (QUATRO QUATRO) NOVE, NOVE, OITO, CINCO, TRÊS,, SETE , SEIS, SETE, OITO;;;;;;;;;;;;;;;;;;;´´[
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Explicação:
Aredito ser essa a resposta correta, pois na pág. 32 do livro diz o seguinte: De acordo com o autor, a motivação empreendedora é a motivação para correr o risco de realizar uma ação de empreender associada a uma recompensa, segundo a percepção de sucesso do empreendedor. Esta motivação pode se dar por dois fatores primários: Empreendedores por oportunidade e Empreendedores por necessidade. Sendo assim, Risco e Recompensa não são os fatores primários.
respondido por:
0
Sobre motivação para negócios inovadores, a opção correta é a Alternativa 3: I, III e IV, apenas.
Afirmações sobre motivação para negócios inovadores
- I - A primeira asserção é VERDADEIRA, dado que o negócio da Vivi abriu por causa da necessidade.
- II - A segunda asserção é FALSA, porque risco e recompensa não se caracterizam como fatores primários.
- III - A terceira asserção é VERDADEIRA, uma vez que a satisfação das necessidades fisiológicas e a realização pessoal precisam acontecer, hierarquicamente, para que o empreendedor tenha sucesso.
- IV - A quarta asserção é VERDADEIRA, visto que Vivi precisava suprir suas necessidades básicas, e por isso iniciou o negócio. Mas ela também enxergou como uma oportunidade de negócio ao ver o lucro.
Veja mais sobre negócios inovadores:
https://brainly.com.br/tarefa/5370286
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás