ME AJUDEM POR FAVOR!!! de acordo com o texto abaixo elabore 5 perguntas e respostas sobre o bioma manguezal.
tem que ser perguntas q tenha resposta no texto abaixo!!
Manguezais Os manguezais são comuns em estuários (locais onde rios se encontram com o mar) enseadas e lagunas de água salgada. Eles se estendem do litoral do Amapá até santa Catarina. O solo do manguezal é lodoso e fica constantemente inundado. É rico em materia orgânica o que permite o desenvolvimento de uma fauna e de uma flora bastante diversas. A flora é composta de mangue-branco, mangue-preto, mangue-vermelho e mangue-de-botão. Também é possível encontrar samambaias e orquídeas nesse ambiente. A maioria das plantas do manguezal tem adaptações que permitem a sobrevivência em solo inundado e pobre em gás oxigênio, como raízes respiratórias (chamada pneumatóforos), que permitem a captação do gás oxigênio do ar, e caules aéreos, que permitem a sustentação da planta em solo lodoso. O manguezal é berçário de inúmeras espécies de mariscos, ostras, caranguejos, sardinhas, garoupas e outros animais. Nesse ambiente as espécies nascem até a fase adulta, é no manguezal que várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico se desenvolvem. As áreas de manguezal tem sofrido com atividades humanas, como aterro, desmatamento, queimadas, deposição de lixo, lançamento de esgoto, construções de Portos e pesca predatória.
Respostas
Resposta:
1. Em quais estados podem ser encontrados os manguezais?
No litoral do Amapá até santa Catarina.
2. Complete:
a) O solo do manguezal é lodoso e fica constantemente inundado. É rico em matéria orgânica o que permite o desenvolvimento de uma fauna e de uma flora bastante diversas.
b) A flora é composta de mangue-branco, mangue-preto, mangue-vermelho e mangue-de-botão. Também é possível encontrar samambaias e orquídeas nesse ambiente.
c) O manguezal é berçário de inúmeras espécies de mariscos, ostras, caranguejos, sardinhas, garoupas e outros animais.
d) A maioria das plantas do manguezal tem adaptações que permitem a sobrevivência em solo inundado e pobre em gás oxigênio, como raízes respiratórias (chamada pneumatóforos), que permitem a captação do gás oxigênio do ar, e caules aéreos, que permitem a sustentação da planta em solo lodoso.
Explicação: