Respostas
A) Pai- A+
Mãe- B-
Filha- O+
B) Apenas a filha. Como seu tipo sanguíneo é O, ele é compatível com todo tipo de sangue, ou seja, ele é compatível com o sangue do pai.
C) O tipo sanguíneo do seu filho depende dos tipos sanguíneos do pai ou da mãe. Existem resultados bem definidos para todas as combinações possíveis: O com O = filho pode ser apenas do tipo O. Nunca será A, B ou AB
Num teste sorológico, o tipo sanguíneo é dado pelos resultados de aglutinação (onde as hemácias se aglomeram). Os soros usados para o teste contem as aglutininas (anti-A, anti-B ou anti-Rh) então, onde houver aglutinação do sangue testado, isso significa que a aglutinina "se encontrou" com um aglutinogênio "de mesma letra". Portanto por exemplo, se houve aglutinação onde foi pingado soro anti-A, isso significa que o sangue testado possui aglutinogênio A (ou seja, é sangue tipo A).
a) Na lâmina de teste do sangue do pai, houve aglutinação com o soros anti-A e anti-Rh; portanto, ele tem sangue tipos A e Rh positivo (ou A+). Na lâmina de teste do sangue da mãe, a aglutinação apareceu apenas com o soro anti-B; portanto, ela tem sangue tipo B e Rh negativo (ou B-). Na lâmina de teste da filha, a aglutinação apareceu apenas com o soro anti-Rh; portanto, ela tem sangue tipo O e Rh+ (ou O+).
b) Quem é A+, além de receber sangue de alguém de seu próprio tipo, poderá receber também de pessoas O + ou -. Portanto, a filha poderá doar sangue ao pai. Justificativa: Quem tem sangue O não possui aglutinogênios A ou B por isso o sangue doado não aglutina e é doador universal (assim como o sangue Rh-).
c) A filha possui sangue tipo O porque os pais são provavelmente heterozigotos. Quanto ao Rh +, o gene veio do lado paterno e o genótipo do pai pode ser homozigoto (RR) ou heterozigoto (Rr):
Casal = pai Iᵃi R? ˣ mãe Iᵇi rr
Gametas = IᵃR - Iᵃ? - iR - i? Iᵇr - ir
Filhos possíveis ↓
IᵃR Iᵃ? iR i?
Iᵇr IᵃIᵇRr IᵃIᵇ?r IᵇiRr Iᵇi?r
ir IᵃiRr Iᵃi?r iiRr ↓ ii?r
(filha)
Espero ter ajudado.