A maioria dos seres vivos é constituída de unidades microscópicas, as células. Alguns, como os organismos mais simples (bactérias, algas e protozoários), consistem simplesmente de uma célula única. Outros, como nós mesmos, começamos como uma única célula, mas crescemos até formar um complexo de muitos tipos de células, cada uma desempenhando uma função especializada. Independentemente da grande variabilidade de formas de vida e de tipos celulares, todas as células apresentam certas características em comum. As mesmas estruturas básicas e princípios de organização aplicam-se igualmente a células em plantas, por exemplo, e células em seres humanos.
Também as cidades variam grandemente em tamanho e, independentemente do país em que se encontram, todas elas apresentam algumas características em comum. Vista a partir do espaço, é difícil perceber como a vida humana nas cidades é organizada. Apenas quando chegamos mais perto é possível divisar as estruturas de comunidades individuais: bairros, quarteirões, edifícios... Mais perto ainda, e podemos ver que essas comunidades são altamente organizadas, com um fluxo constante de pessoas e materiais adaptando-se a um ambiente em constante mudança.
The cell like a city. Tradução dos autores. Disponível em: www.biopic.co.uk/cellcity/cell.htm. Acesso em: abr. 2020.
a) Podemos afirmar que as células vegetais e células animais, apesar de diferentes, apresentam as mesmas estruturas básicas e princípios de organização? Dê exemplos.
b) Considerando a comparação entre cidade e célula, cite duas necessidades que ambas têm em comum.
Respostas
Resposta:
As células animais e vegetais apresentam uma série de semelhanças. Inicialmente devemos nos lembrar de que todas as células possuem membrana plasmática, uma estrutura constituída por uma bicamada de fosfolipídeos com várias proteínas associadas. Essa estrutura apresenta como função principal a separação do meio extracelular do intracelular, controlando o que entra e sai da célula.
Tanto as células vegetais quanto as células animais são células do tipo eucarionte, ou seja, são células que se caracterizam pela presença do material genético envolto pelo envoltório nuclear, formando o núcleo. Essa estrutura atua controlando variadas atividades da célula. Além da presença de núcleo definido, as células eucariontes apresentam uma série de organelas membranosas em seu citoplasma.
Explicação: