As novas tendências da gestão estão indicando uma evolução voltada para a organização em torno de projetos e não de áreas no interior das organizações, para equipes autogeridas e para o entendimento de que as pessoas devem ser incentivadas a praticar a autonomia, a liderança e a criatividade nas organizações.



Porém, nem todas as organizações e pessoas estão preparadas para esse contexto, isso porque estamos a muito tempo gerenciando de acordo com os princípios traçados por Fayol e sua Teoria Clássica da Administração.



Nesse contexto, analise as afirmativas relacionadas aos princípios definidos pela Teoria Clássica e marque V para verdadeiro e F para falso:



( ) A divisão do trabalho representa a especialização das funções e dos indivíduos para elevar a eficiência. Ela é a raiz da divisão das empresas por área (Marketing, Recursos Humanos, Finanças, Vendas…) que ainda são predominantes na maioria das empresas, atualmente.



( ) Em relação à remuneração, Fayol pregava que deve existir uma satisfação justa e segura para os trabalhadores e para a empresa em termos de retribuição. Por isso, as organizações sabem que, apesar de não ser o único fator de motivação, a remuneração pode gerar interferência sobre a satisfação dos trabalhadores na empresa.



( ) A rotatividade dos colaboradores é desvantajosa para a eficiência da empresa. Quanto maior for o tempo de permanência do colaborador no mesmo cargo, melhor será para a organização. Esse conceito está associado ao que Fayol definiu como “Estabilidade Pessoal”.



( ) Entre os 14 princípios clássicos da administração não há conceitos que tenham contribuído para a definição de departamentos específicos dentro da organização ou influência sobre a estrutura organizacional das empresas.



Marque a sequência CORRETA:



a.
F, F, V, V.



b.
F, V, F, V.




c.
F, F, F, V.



d.
V, F, V, F.



e.
V, V, V, F

Respostas

respondido por: lazargemeos
0

Resposta:E

Explicação:

E (esperança)

Perguntas similares