Respostas
respondido por:
4
As Capitanias hereditárias foi um sistema de administração territorial criado pelo rei de Portugal, D. João III, em 1534. Este sistema consistia em dividir o território brasileiro em grandes faixas e entregar a administração para particulares (principalmente nobres com relações com a Coroa Portuguesa).
Este sistema foi criado pelo rei de Portugal com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai para filho (de forma hereditária.
respondido por:
1
A fim de administrar a colonização que estava começando no Brasil, D. João III implantou esse sistema, no qual as terras eram "doada". Foi divido o país em 14 capitanias para 12 donatarios (quem recebia a terra), a ocupaçao da terra era assegurada pela carta de doaçao e pelo Floral. Esse sistema se caracterizava pela descentralização político-administrativa, porém fracassou aqui, pois não deram lucros mercantis á Portugal, devido a falta de interesse dos donatarios, a falta de recurso, o tamanho e ataques corsais (piratas) e indios. Esse sistema acaba com Pombal. Para ficar mais fácil, pode-se comparar o sistema de capitanias com o feudalismo, porém quem recebe as terras só tem o direito de uso, não podendo vender. Espero que entenda! :)
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás