Respostas
A Vida das Plantas
Nesse pedaço de terra artificial, no meio de uma selva urbana, um Dente de Leão clandestinamente cria raízes no solo. Apesar de quase ninguém o notar, o Dente de Leão floresce cheio de vida. Mas para os humanos, o Dente de Leão não é nada bem vindo, é uma praga.
Documentário A Vida das Plantas:
Erva daninha
Erva daninha é o termo utilizado para descrever uma planta, muitas vezes, mas não sempre, exótica, que nasce espontaneamente em local e momento indesejados, podendo interferir negativamente na agricultura.
O conceito é considerado por biólogos como antropocêntrico, por considerar a utilidade das plantas para o uso humano apenas. Por sua vez, é considerado correto para que não seja confundido com o conceito de espécie invasora, já que muitas plantas daninhas à agricultura muitas vezes são originárias do lugar enquanto a atividade humana, esta sim é a invasora.
A erva Dente-de-leão.
Mesmo enquanto seca e morre ele luta para dar um pouco de polem a algumas abelhas que talvez consigam produzir uma gota ou duas de mel.
Apesar dos seres humanos não reconhecerem seu valor, as abelhas compreendem a importância das ervas-daninhas. As ervas-daninhas nunca se rendem na batalha pela vida, elas estão sempre prontas para deixar para trás as sementes para as gerações futuras.
Amaranto, Dente de Leão, Artemísia, todos eles nascem sem a intervenção humana e são ótimos alimentos naturais, as vitaminas e minerais que eles oferecem fortalecem o nosso sistema imunológico e previnem doenças e isso não se aplica só aos seres humanos.
Um inseto que se alimenta da folha de uma única erva-daninha não quer outra coisa nesse mundo.