Respostas
PARTES DE UMA CÉLULA:
• Membrana plasmática: é um envoltório que delimita a célula. Ela consiste em uma bicamada de fosfolipídeos na qual estão inseridas proteínas. A membrana é uma estrutura importante da célula, estando relacionada, entre outras funções, com a seleção do que entra e do que sai da célula, funcionando como uma barreira seletiva. Em algumas células, externamente à membrana plasmática, observa-se a presença de uma parede celular. Essa parte pode ser observada, por exemplo, em bactérias e células vegetais. Entretanto, a composição dessas paredes celulares é bastante diferenciada em cada um desses organismos.
• Citoplasma: é a região delimitada pela membrana plasmática. Nas células eucariontes, o citoplasma está localizado entre a membrana e o núcleo celular. O citoplasma é formado por uma matriz gelatinosa, denominada citosol. É no citosol que estão imersas as organelas celulares, como mitocôndrias, complexo golgiense, retículo endoplasmático e outras. Vale salientar ainda que no citoplasma de todas as células são encontrados ribossomos, que são minúsculos complexos capazes de realizar a síntese de proteínas.
• Material genético: Tanto as células procariontes quanto as eucariontes possuem cromossomos, que são estruturas formadas por DNA e que carregam a informação genética do indivíduo. Nas células eucariontes, o envelope nuclear está presente e caracteriza-se por ser uma dupla membrana cheia de poros. Esse envelope delimita o núcleo, que é o local onde se encontram vários cromossomos lineares. Na célula procarionte, por sua vez, não é observado núcleo definido e verifica-se a presença de, normalmente, um cromossomo circular localizado em uma região específica denominada nucleoide.
ORGANELAS CELULARES:
• Mitocôndria: Sítio da respiração celular.
• Complexo golgiense: Secreção de substâncias; modificação, armazenamento e distribuição de substâncias produzidas no retículo endoplasmático.
• Retículo endoplasmático rugoso ou agranular: Relacionado com diversos processos, tais como metabolismo de carboidratos, síntese de lipídios e desintoxicação.
• Retículo endoplasmático granuloso ou rugoso: Relacionado com processos como síntese de proteínas e adição de carboidratos a glicoproteínas.
• Lisossomos: Relacionado com a digestão intracelular.
• Vacúolos: Existem diferentes tipos de vacúolos, portanto, diferentes funções. Os vacúolos alimentares formam-se após um processo de endocitose e participam da digestão intracelular. Vacúolos contráteis (presentes em alguns eucariontes unicelulares de ambientes aquáticos) ajudam a bombear o excesso de água para fora da célula. Vacúolo central ou vacúolo de suco celular (presente em plantas) participa da manutenção do pH, digestão de componentes celulares e do armazenamento de substâncias.
• Cloroplasto (célula vegetal): Local onde ocorre a fotossíntese.
• Peroxissomos: Oxidam substratos orgânicos. Essas organelas retiram átomos de hidrogênio e combina-os com oxigênio molecular, produzindo peróxido de hidrogênio, daí o nome da organela. Por ser tóxico para a célula, o peróxido é rapidamente eliminado.
• Ribossomos: Devido à ausência de membranas, alguns autores não consideram os ribossomos organelas, outros, no entanto, consideram-nos organelas não membranosas. Participam da síntese de proteínas.