A velocidade do jogo não passa apenas pelas velocidades de execução das ações técnicas e táticas. Existem mais velocidades no jogo de futebol, como velocidades de percepção e de resolução mental das situações do jogo. Durante o processo ofensivo de uma equipe, várias são as situações em que a leitura se torna mais difícil, especialmente pelas movimentações dos adversários, em que as dificuldades de julgamentos rápidos acrescem e se os companheiros não se posicionarem corretamente atrás e à frente da linha da bola, irá gerar más opções ao portador da bola. No decorrer do processo ofensivo, ao mesmo tempo em que um jogador recebe a bola deve obter imediatamente opções por parte dos colegas que estão mais próximos, sejam em posição de apoio ou de cobertura (à frente da linha da bola ou atrás da mesma), proporcionando várias opções de solução momentânea.
CORREIA, V. Princípio específico de ataque: cobertura ofensiva. Teoria do futebol. 30 out. 2011 Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2018.
A cobertura está presente nos momentos ofensivos e defensivos do futebol e futsal. Explique o que é a cobertura ofensiva e por que ela é importante.
Respostas
Resposta: No Brasil, o futebol é um fenômeno que cativa e impressiona pela sua grandeza. Esse manifesto é natural, mas, para tudo na vida tem a sua hora, especialmente no que tange a prática de esportes na infância. O esporte na infância deve ser tratado de maneira adequada, respeitando a individualidade da criança, independente dos interesses ou objetivos das instituições formais ou informais.
O esporte deve se adaptar à condição técnica, física e psíquica da criança de forma compatível com as suas necessidades e possibilidades adequadas à sua maturação orgânica funcional. Mas, nem sempre esta perspectiva de respeito ao desenvolvimento infantil é o que acontece na prática, merecendo a atenção deste estudo, no sentido de captar, dentro da literatura especializada, as sugestões e propostas adequadas para intervenção nesta fase.
Explicação:Para aprender a jogar um esporte qualquer, uma criança deve ter a oportunidade de experimentar um número grande de situações. Cada situação dessas será responsável pela abertura de um grande número de possibilidades, sendo que, cada possibilidade dessas, quando for experimentada, poderá abrir outras tantas.
Ao final de um longo processo, o acervo de possibilidades motoras, intelectuais, sociais, morais, e assim por diante, disponível no jovem que se formou nesse esporte, será imensamente mais amplo que no jovem formado em uma equipe ou escolinha que lhe impôs um sistema de superespecialização (FREIRE, 2002).
O primeiro fator a ser considerado são as fases de desenvolvimento físico da criança. Existe uma série de transformações ou mudanças da estrutura física da criança na faixa de idade da iniciação no futebol, compreendida nas chamadas categorias menores de 07 á 13 anos de idade.
Conforme Figura 1, hoje, o futebol é dividido em categorias por idade cronológica, desde as chamadas categorias menores
Espero ter ajudado
Qualquer dúvida, escreva um comentário