• Matéria: ENEM
  • Autor: mateuslopesdasilva23
  • Perguntado 3 anos atrás

A mudança de concepção sobre a surdez, reconhecendo-a como diferença linguística está na base de todos avanços educacionais e sociais da pessoa surda, além de ter aberto as portas para que muitos surdos pudessem concluir cursos superiores, dentre os quais, o de Licenciatura Letras/Libras rompendo, simbolicamente, com o poder ouvintista. Para que este momento sócio educacional acontecesse, um fator foi preponderante. Analise as alternativas a seguir e assinale a que corresponde a este fator;
Alternativas
Alternativa 1:
Os estudos linguísticos sobre as línguas de sinais

Alternativa 2:
Os estudos acerca da cultura surda

Alternativa 3:
Os estudos acerca das identidades surdas

Alternativa 4:
Os estudos sobre o implante coclear

Alternativa 5:
A realização do Congresso de Milão

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
0

A alternativa 2 está correta. Os estudos acerca da cultura surda foram fundamentais para a mudança de concepção sobre a surdez para que rompesse com o caráter ouvintista.

Estudo da cultura surda

A comunidade de surdos passou por diferentes obstáculos até que alcançassem os seus direitos. Durante muitos anos, foram excluídos da sociedade devido a sua condição.

O congresso de Milão realizado em 1880 foi prejudicial à comunidade surda, pois foi um evento que marcou a proibição da língua de sinais na educação de surdos.

Porém, como se observa na atualidade, a comunidade surda utiliza a língua de sinais para se comunicar. Após o entendimento da cultura surda, houve um rompimento com o poder ouvintista.

Isso significa que a cultura surda tem a sua própria identidade, e graças a língua de sinais conseguiu avanços na educação.

Leia também sobre a língua brasileira de sinais em https://brainly.com.br/tarefa/21084906

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares