As particularidades da nossa formação social são determinantes na própria construção da cidadania e na constituição dos direitos civis, políticos e sociais brasileiros. Marque a opção que melhor expressa essas particularidades.
A.
Desde o início, Portugal não interferiu no desenvolvimento do país, o que possibilitou a plena expansão econômica e social do Brasil.
B.
O novo país desenvolveu-se significativamente, não só do ponto de vista econômico, mas também social e politicamente.
C.
O trabalho escravo e a dependência em relação à Portugal são as principais características que marcaram a sociedade brasileira, principalmente nos três primeiros séculos após o descobrimento do país.
D.
O Estado sempre se fez presente, numa sociedade considerada latente e em transformação, mas que já revelava os primeiros sintomas da questão social.
E.
A política da independência brasileira tem uma característica peculiar, uma vez que a população participou ativamente na sua proclamação.
Respostas
Resposta:
C) O atraso em relação à cidadania plena , a qual , até hoje, não é efetiva para todos, tem sua base nos quase 400 anos de escravidão, depois uma abolição irresponsável, cujo legado desse desamparo total, nós vivenciamos nos dias atuais! O racismo estrutural foi outro "benefício" deixado de brinde pelo reinado. Posso ficar citando por horas os "benefícios" na "NÂO interferência de Portugal na formação social da construção da nossa cidadania, que está bem longe de ser plena, pelos óbvios motivos do tipo de colonização, que na visão de Portugal e dois colonizadores, foi um grande favor para os nativos "sem alma", sem cultura, coitados, precisavam urgentemente de civilizados cristãos para dizimarem suas etnias! E os descendentes de escravos, deveriam agradecer ,também ,pela "oportunidade" de serem escravizados por séculos por aqui...
Explicação: