No ano de 323 d.C.. Constantino, o Grande, decide transferir a capital do império Romano para Bizâncio (conhecida a partir de então como Constantinopla). contribuindo com a cisão e posterior queda da parte ocidental do Império (JANSON; JANSON. 1996, p.88). Com o fim da unidade politica de Roma. marcado pelo ano de 476, a Europa passou por profundas transformações: 1- Sem a unidade política que o Império Romano hdsturava. a Europa se fragmenta e passa a se organizar em reinos bárbaros, como o reino dos Visigodos e dos Francos. por exemplo. I1 - Um novo elemento de unidade entre os povos diversos, como os romanos. celtas, francos e germanos. torna-se a fé cristà. Ill - Conectado à fé cristà e mantendo-se resistente às invasões bárbaras. na parte oriental da Europa. mantinha-se o Império Bizantino. IV- A arte produzida neste contexto fica conhecida enquanto Arte Moderna. Assinale a altemativa que elenque todas as sentenças corretas:
Respostas
Resposta:
I,II,III
Explicação:
A Igreja Católica foi fundamental na organização social e cultural da Idade Média. A organização do campo, influenciada por povos germânicos, contribuiu para a defesa contra invasões. Na Europa Oriental, continuava a centralização do Império Bizantino. Opções I e II estão corretas.
Idade Média
O território europeu passou a ser fragmentado em feudos, unidades políticas, econômicas, social e cultural desse período. Cada feudo era administrado por um senhor feudal, ou seja, o poder era descentralizado. A sociedade era estamental. A construção de muros e a organização dos feudos propiciavam defesa contra invasões.
A arte medieval foi caracterizada pela arte românica e gótica. Destacou-se na arquitetura, pinturas, esculturas, construções de igrejas, palácios e catedrais.
A Igreja Católica, após a Queda de Roma, tomou a unidade religiosa, cultural e política. Tinha controle da fé e do social durante a Idade Média. A Igreja era, ainda, dona de terras.
Leia mais sobre a Idade Média: https://brainly.com.br/tarefa/10881853
#SPJ2