A partir da situação apresentada, responda: a) O volume de treinamento do menino estava adequado? Explique o seu posicionamento. b) O que levou Joaquim a sentir dores no quadril? c) Por que o menino não deveria ter abandonado a prática de atividade física? d) As dificuldades que Joaquim apresentava na escola foram causadas pelo volume de treinamento? Justifique sua resposta. e) Quais ações o professor de Educação Física pode adotar para evitar que situações como essa aconteçam?
Respostas
Resposta:
A) Não, o máximo de atividades físicas intensas é de 60 min.
B) Pelo esforço que ele fez, e as atividades com grande duração.
C)Pois os exercícios físicos são fundamentais para a saúde delas.
D) Sim. Pois o volume de treinos eram muito altos e ele não tinha descanso.
E) Fazer treinos mais curtos, se for fazer 5x por semana, senão pode fazer de 2 a 3 x por semana com treinos mais longos, e no finais de semana descansar ou revisar uma semana sim outra não.
Explicação:
Padrão de resposta esperado
a) Não. O volume de treinamento não estava adequado para crianças dessa idade, uma vez que suas estruturas corporais não estão prontas para receber esse volume, podendo apresentar lesões e queixas de saúde que podem perdurar por toda a vida.
b) O menino começou a sentir dores devido à intensidade de treinamento. O futebol é um esporte que exige amplo movimento de quadril nos chutes e nos deslocamentos.
c) Ele não deveria ter abandonado a prática de atividade física porque ela contribui não somente para o desenvolvimento físico, mas também para o desenvolvimento motor das crianças. Além disso, a OMS recomenda que crianças nessa faixa etária pratiquem 60 minutos de atividades intensas de maneira intervalada, evitando, assim, o surgimento de doenças crônicas e para permanecerem saudáveis.
d) Sim, com esse volume de treinamento, aliado ao tempo na escola e às horas de sono (em torno de 10 horas por dia), sobra poucas horas para que essa criança se dedique aos estudos fora da escola, o que pode prejudicar o seu rendimento escolar.
e) O professor de Educação Física deve entender os limites da população com a qual trabalha. É imprescindível diminuir as horas de treinamento, mesclando atividades lúdicas com períodos de atividades mais técnicas, evitando, assim, sobrecarregar o corpo e a mente dos alunos. É importante utilizar a aula como uma maneira de propiciar o desenvolvimento saudável e não apenas como uma forma de criar um grande atleta.