Respostas
Resposta:
Características da Semana de Arte Moderna
Uma vez que o intuito desses artistas era chocar o público e trazer à tona outras maneiras de sentir, ver e fruir a arte, as características desse momento foram:
Ausência de formalismo;Ruptura com academicismo e tradicionalismo;Crítica ao modelo parnasiano;Influência das vanguardas artísticas europeias (futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo, expressionismo);Valorização da identidade e cultura brasileira;Fusão de influências externas aos elementos brasileiros;Experimentações estéticas;Liberdade de expressão;Aproximação da linguagem oral, com utilização da linguagem coloquial e vulgar;Temáticas nacionalistas e cotidianas.
Explicação:
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922.
O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras.
Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias.