• Matéria: Filosofia
  • Autor: joaovitorjvss
  • Perguntado 3 anos atrás

1) “O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são o que são, e das coisas que não são o que são.” A afirmação de Protágoras parece sugerir que tipo de concepção? Explique-a. 2) Os sofistas ficaram conhecidos por ensinar a retórica em uma sociedade que valorizava a prática de falar em público. O cidadão ateniense, ao participar das assembleias, precisava saber argumentar para defender suas posições. Para Sócrates, no entanto, o bom argumento, a palavra e as técnicas de persuasão só seriam válidos quando utilizado em quais situações? 3) O que seriam as “verdades universais” defendidas por Sócrates? 4) O que defendem os relativistas? 5) Quais são as ideias defendidas pelos absolutistas? 6) Em resumo, quais eram as ideias de Heráclito? 7) Resuma as ideias defendidas por Parmênides. 8) Na teoria das formas de Platão, existem duas realidades: a sensível e a inteligível. Explique o que é realidade sensível e o que é realidade inteligível.​​

Respostas

respondido por: elamambretti
1

1. A afirmação de Protágoras sugere que a verdade é interpretada segundo o conhecimento de cada homem e portanto é relativa. Protágoras era um sofista e não acreditava em verdades absolutas.

2. Sócrates foi o filósofo do diálogo e do conhecimento construído por método: a maiêutica e a ironia. Assim, construía seus argumentos de modo a orientar seu interlocutor a perceber a ignorância das opiniões para depois argumentar sobre o verdadeiro conhecimento.

3. Verdades universais para Sócrates eram verdades que existiam em todo o tempo e lugar e que poderiam ser compreendidas por todos os homens.

4. Os relativistas defendem que o conhecimento depende do meio em que o homem vive, isto é, o tipo de cultura e contexto que está inserido.

5. Os absolutistas defendem que o conhecimento verdadeiro independe da cultura, das opiniões ou contexto social.

6. Heráclito acreditava que tudo era devir, o eterno movimento entre dualidades. Não existia unidade na natureza, o que torna a realidade mutável e imprevisível.

7. Parmênides acreditava que tudo se origina de um, isto é, o monismo Em seu pensamento, a realidade pode ser conhecida pois tudo que existe é eterno e imutável, a ideia do imobilismo.

8. Para Platão a realidade pertence a dois mundos distintos: o mundo sensível, o mundo das opiniões, acessado pelos sentidos, mutável e cópia imperfeita do mundo inteligível. Já o mundo inteligível é percebido pela razão, pela alma e é onde se encontram as ideias perfeitas e imutáveis.

Os sofistas e os pré-socráticos

Os sofistas eram professores itinerantes e por isso, percebiam as diferenças nas opiniões entre os homens e portanto, seus argumentos seguiam o relativismo dado por cada lugar e situação.

Os filósofos denominados pré-socráticos se voltaram mais pelo entendimento da natureza e da realidade, independente do momento, buscando verdades que não poderiam ser contestadas.

Platão e Sócrates acrescentaram seus pensamentos e ideias, tornando o conhecimento possível e como verdades absolutas percebidas pela razão que investiga para além das aparências ou opiniões.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre Os sofistas em: brainly.com.br/tarefa/477548

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares