Nesta unidade você pôde estudar um pouco sobre Freud, a Psicanálise e a aprendizagem. Foi destacado que na perspectiva freudiana a aprendizagem é um processo movido à pulsão e ao prazer de descobrir novos conhecimentos. Neste sentido, elabore um texto (de 20 a 25 linhas) apontando como a curiosidade pode influenciar nessa pulsão, e o que pode ocorrer quando essa curiosidade não é incentivada (castração). Resposta:
Respostas
Resposta
A psicanálise é um método de investigação da mente humana e dos seus processos, que eleva a mente para além das suas relações biológicas e fisiológicas. Para tanto, ela toma como objeto os processos mentais (emoções, sentimentos, impulsos e pensamentos) que determinam os indivíduos.
A história da psicanálise está relacionada com a figura de seu precursor, Sigmund Freud (1856-1939). Ao longo de seus estudos, Freud elaborou toda uma teoria psicanalítica que formou as bases para uma nova ciência, dotada de métodos próprios para a investigação dos processos da mente humana.
Freud revolucionou o modo de compreensão do ser humano. Se opôs à tradição da modernidade, onde havia o apelo da razão como uma faculdade plenamente livre e consciente de suas escolhas e atos.
Explicação:
A psicanálise traz a ideia do inconsciente como a parte mais significativa dos processos mentais, influenciando todo o modo de viver dos sujeitos.
Para Freud, o inconsciente é constituído de desejos e pulsões, que reprimidos podem gerar efeitos nocivos à saúde psíquica do sujeito (neuroses).