A política agrícola de Frederico II tratava-se de drenar e recuperar para o cultivo, construindo barragens e canais, dragando rios, as vastas regiões pantanosas da Pomerânia e da Prússia. Não ficou apenas nisso a ação "esclarecida" do Estado: com recursos do governo e dos particulares, foram criadas as associações de crédito hipotecário agrícola a fim de possibilitar empréstimos a juros baixos.
FALCON, F. J. C. Despotismo esclarecido. São Paulo: Ática, 1986 (adaptado).
A iniciativa tomada pelo monarca mencionado visava promover
a) a desocupação de áreas povoadas.
b) a melhoria da produção.
c) o aumento das importações.
d) o controle do crescimento populacional.
Respostas
Resposta: alternativa A
Explicação: a desocupação de áreas povoadas.
Frederico II se via como o primeiro servo do Estado, um defensor do despotismo esclarecido. Ele modernizou a burocracia e o serviço público prussiano e adotou políticas religiosas em todo o seu campo, da tolerância ao apartheid.
Opção correta Letra a) "a desocupação de áreas povoadas."
O Despotismo esclarecido
A principal característica do despotismo esclarecido é a monarquia e, embora continuem a governar o Estado com concentração de poder, ainda adotam algumas ideias iluministas. O despotismo esclarecido é uma forma de governo inspirada em certos princípios do Iluminismo europeu. Esse fenômeno ocorreu em certas monarquias da Europa continental, especialmente a partir da segunda metade do século XVIII.
Leia mais sobre o Depotismo esclarecido em: https://brainly.com.br/tarefa/4342486
#SPJ2