A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) foi instituída pela Portaria GM/MS n. 198, de 13 de fevereiro de 2004 e foi alterada pela Portaria GM/MS n.1.996, de 20 de agosto de 2007, que dispõe sobre novas diretrizes e estratégias para a implantação desta. Com relação à Educação Permanente, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. A Educação Permanente é aprendizagem no trabalho, em que o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho.
b. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados nas instituições, independente dos conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm.
c. A educação permanente se baseia na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais.
d. Propõe que os processos de educação dos trabalhadores da saúde se façam a partir da problematização do processo de trabalho, e considera que as necessidades de formação e desenvolvimento dos trabalhadores sejam pautadas pelas necessidades de saúde das pessoas e populações.
e. A educação permanente pode ser entendida como aprendizagem-trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações.
Respostas
Resposta:
I, II e III estão corretas?
Explicação:
Trata-se de aprendizagem no trabalho;
Ocorre a partir da problematização do processo de trabalho;
Tem como objetivo a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho.
Resposta:b. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados nas instituições, independente dos conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm.
Explicação: A Educação Permanente em Saúde (EPS) traz como marco conceitual uma concepção de trabalho no SUS como aprendizagem cotidiana e comprometida com os coletivos. Os atores do cotidiano são os principais detentores da tomada de decisão sobre acolher, respeitar, ouvir, cuidar e responder com elevada qualidade. Devesse levar em conta os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm.