O governo provisório de Getúlio Vargas recebeu esse nome e representa o início da Era Vargas. Qual a expectativa que se tinha do governo para justificar esse título do provisório?
Respostas
Resposta:
O nome desse período sugere exatamente o status que deveria ter tido o governo de Vargas: provisório. A ideia central era de, a partir do temporário governo de Vargas, formar uma Assembleia Constituinte para substituir a Constituição de 1891 e, logo em seguida, realizar uma nova eleição presidencial.
Explicação:
Espero ter ajudado :)
A ideia era formar uma Assembleia Constituinte para substituir a constituição de 1891 e realizar novas eleições, acabando com a supremacia de São Paulo e Minas. Por esse motivo, o período é chamado de provisório.
Governo Provisório de Getúlio Vargas:
- Centralização do poder;
- Medidas anticrise, principalmente tentando manter a valorização do café no mercado internacional.
- Ampliação do aparato burocrático com a criação de diversas instituições;
- Política trabalhista.
- Criação de um código eleitoral que reduzia as possibilidades de fraudes nas eleições;
- Dissolução do congresso nacional;
Movimento Constitucionalista de 1932: As medidas desagradaram principalmente os paulistas. Um movimento de oposição foi se formando e tomou ares separatistas.
A rebelião se iniciou em julho de 1932 e durou três meses, quando foram derrotados. Vargas prendeu e exilou as lideranças do movimento, mas também cedeu à algumas reivindicações.
Constituição de 1934:
- Promulgada em 16 de julho de 1934;
- Voto feminino;
- Sufrágio universal, direto e secreto;
- Ensino primário gratuito e obrigatório;
- Previa a Justiça Eleitoral e a Justiça do Trabalho;
- Durou apenas 3 anos.
Em 1937, Vargas através de um golpe de estado instituiu o Estado Novo. Ele outorgou uma nova constituição e decretou o fechamento do congresso.
Leia mais sobre o governo de Getúlio Vargas: https://brainly.com.br/tarefa/889314
#SPJ2