Respostas
Resposta:
Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de mil obras. Sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito brasileiro de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente. Foi também com Villa-Lobos que a música brasileira de concerto se tornou amplamente reconhecida em outros países.
Filho da dona-de-casa Noêmia Villa-Lobos e do funcionário da Biblioteca Nacional e músico amador Raul Villa-Lobos, Heitor Villa-Lobos nasce a 5 de março de 1887, na rua Ipiranga, 7, no Rio de Janeiro.
Além da cidade do Rio, Villa-Lobos reside com a família em cidades do interior do estado do Rio de Janeiro (Sapucaia) e de Minas Gerais (Santana de Cataguases, Bicas e Mar de Espanha) durante os anos de 1892 e 1893. Nessas viagens - conforme depoimento colhido décadas mais tarde pelo biógrafo Vasco Mariz -, conhece as modas caipiras e os tocadores de viola, que formam parte do folclore musical brasileiro e que, mais tarde, tornam-se referência para suas obras.
De volta ao Rio, os Villa-Lobos transformam sua casa num ponto de encontro de nomes respeitados da época, que ali se reúnem, todos os sábados, para tocar até altas horas da madrugada. Esse hábito, que dura anos, influi decisivamente na formação musical de Villa-Lobos, que, logo cedo, inicia-se na música.