• Matéria: Ed. Física
  • Autor: kelissonmoura76
  • Perguntado 3 anos atrás

exercício aeróbico para agilidade no handebol ​

Respostas

respondido por: eltonmoraes1022
0

Resposta:

O handebol é uma modalidade esportiva em que se percebem, claramente, os momentos de ataque e de defesa em velocidade. O deslocamento no handebol se dá em corrida, em uma área delimitada, envolvendo aceleração e desaceleração, mudanças de direção, paradas bruscas devido às fintas e condução da bola.

É muito frequente a realização de tiros em alta velocidade (sprints), por exemplo, durante movimentações de contra-ataque e recuperações defensivas, arremessos e penetrações ofensivas. Em outras situações, os jogadores realizam movimentações de média e de baixa intensidade, como nos ataques organizados e os momentos de substituições e cobranças de diversos tiros.

A capacidade aeróbia é um componente importante do condicionamento para esportes coletivos e exercício prolongado, sabendo-se que os atletas são mais propensos a cometer erros e, com o surgimento da fadiga e com a diminuição da coordenação de movimentos, a adotar técnicas que podem levar a lesões.

O objetivo do treinamento aeróbio em atividades com características intermitentes são aumentar a velocidade de recuperação após a atividade de alta intensidade, como piques; aumentar a capacidade do sistema cardiovascular em transportar oxigênio aos músculos solicitados durante a partida e aumentar a capacidade dos músculos solicitados em utilizar oxigênio fornecido e oxidar ácidos graxos.

Através do trabalho intermitente, é possível treinar as três vias metabólicas de produção de energia, uma vez que elas são intimamente ligadas e atuam simultaneamente durante a atividade. Dependendo da intensidade do exercício e da combinação entre esforços e pausas, é possível sobrecarregar mais um mecanismo do que outros.

O treinamento com características intermitentes vem sendo muito utilizado para aumentar a capacidade de captação de oxigênio pelos músculos, pois em comparação ao treinamento contínuo, proporciona menor grau de fadiga pela maior via energética do sistema ATP-CP e consequentemente, menor produção de ácido lático. Isto se deve aos intervalos de descanso, que após cada exercício interrompido, reabastecem pelo sistema aeróbio as quotas de ATP-CP esgotadas no período dos exercícios, compensando parte do débito de oxigênio colocando novamente o ATP-CP como fonte geradora de energia.

Perguntas similares