Menos é mais

Enfrentando prejuízos, a Cooperativa de Laticínios Piá, com sede em Nova Petrópolis (RS), pretende reduzir a variedade de produtos comercializados pela marca. Segundo seu diretor presidente, Jeferson Smaniotto, a empresa "vai permanecer com todas as linhas [de produtos], mas com menos sabores. Vamos deixar os sabores que realmente tenham mercado, que são consumidos e com margem de contribuição" (Zero Hora, 26/03/2022).

Quando um produto chega à maturidade, é comum que se passe a oferecê-lo em mais de uma versão. Trata-se de uma tentativa de renovar o interesse dos clientes pelo item, assim como de atrair aquela parcela dos consumidores que ainda não se sentiu sensibilizada a experimentá-lo. No caso da indústria de alimentos, da qual faz parte a Piá, o lançamento de novos sabores é uma tática bastante comum, juntamente com a de oferecer opções diet/light, vegetarianas/veganas ou em novos formatos e embalagens, a depender do momento econômico e do público-alvo.

Essas apostas, como bem ilustra o caso da Piá, nem sempre se mostram rentáveis. E, do ponto de vista do consumidor, menos atrativas do que se imagina, uma vez que lidar com uma grande quantidade de versões de um produto na hora da escolha pode se mostrar angustiante. Embora a priori todos nós prefiramos mais a menos opções, decidir torna-se mais complicado à medida que aumenta o número de alternativas. Trata-se de um fenômeno conhecido como "paradoxo da escolha".

Em se pensando na matriz BCG, os produtos que serão eliminados se encaixam no quadrante:

A)
Estrela

B)
Vaca-Leiteira

C)
Criança-Problema

D)
Desperdícios

E)
Abacaxi

Respostas

respondido por: erichsen44
4

Resposta:

Criança-problema, alternativa C

Explicação:

As UENs que são crianças-problema (Question Marks) têm

uma pequena participação do mercado de alto crescimento.

Recebem o apelido “pontos de interrogação”, porque não

se sabe ao certo se a gerência deve investir mais nelas para

ganhar uma participação maior no mercado, diminuir os

investimentos ou, ainda, eliminá-los.

Perguntas similares