• Matéria: Psicologia
  • Autor: djalma1995
  • Perguntado 3 anos atrás

“Camargo Jr. (2020, p. 2) encontra elos entre a degradação da confiabilidade da ciência perante a opinião pública e a deterioração das campanhas de imunização. Para o autor, a ideia de que interesses econômicos, ou outros de ordem velada, são os verdadeiros fatores que determinam as ações da medicina – destaca-se a atuação da indústria farmacêutica –, contribui para o reforço daquilo que denomina “componente antiestablishment” do enfrentamento das vacinas. Compreende-se que esse componente antissistema evidenciado pelo autor, também presente na concepção das teorias de conspiração, revela a existência de um suposto saber exclusivo a estes grupos, há uma verdade que está sendo negada ou ocultada por determinados grupos políticos ou econômicos.”

(GUERRA, J. D. da M. O discurso do negacionismo científico na realidade brasileira: uma leitura psicanalítica acerca da relação entre sujeito e ciência na contemporaneidade. 75f. (Monografia Bacharelado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021.)

Existem formas que o aparelho psíquico utiliza para se defender do desprazer, do mal-estar e do que acredita ser ataques à sua integridade. Tais mecanismos, segundo a psicanálise, podem promover certa distorção da realidade. Sobre esses, analise as afirmativas:

Os mecanismos de defesa são regidos pelo Ego de forma inconsciente, ou seja, a pessoa não os controla.
Enquanto mecanismo de defesa, o recalque é o mais radical, pois suprime a realidade, descartando elementos simbólicos com os quais não consegue lidar.
Na formação reativa, o superego busca afastar o desejo, tendo a atitude oposta a ele.
Na racionalização, o discurso lógico da razão trabalha para o irracional. Uma narrativa aparentemente bem construída acaba justificando elementos irracionais quando apurados pela realidade factual.
É correto o que se afirma apenas em:

A)
II e IV.

B)
I e III.

C)
I, II e IV.

D)
II, III e IV.

E)
I e II.

Respostas

respondido por: grazielasantos02
10

Resposta:

resposta B 1 e 3 certa

Explicação:

respondido por: Danas
1

O recalque é um mecanismo de defesa, mas não é o mais radical, as projeções é que são muito radicais. Geralmente os mecanismos de defesa são produzidos pelo ego para proteger o indivíduo (alternativa B).

Racionalização, projeção e recalque

O recalque reprime memórias e traumas, mas deixa alguns comportamentos, pensamentos e ações extravasarem de forma desordenada.

As racionalizações são ligações aparentemente lógicas que a mente faz.

As projeções projetam pensamentos ou ideias que estão no inconsciente, na realidade.

Venha estudar mais sobre a psicanálise

https://brainly.com.br/tarefa/19627987

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares