• Matéria: ENEM
  • Autor: ednaldovenezuelano
  • Perguntado 3 anos atrás

Recentes avanços nas pesquisas com células-tronco embrionárias têm proporcionado grande entusiasmo aos pesquisadores quanto à perspectiva de sucesso no tratamento de algumas enfermidades, a exemplo da doença de Parkinson, doença de Alzheimer e do diabetes melitus tipo 1. Simultaneamente, resultados promissores nesse campo da área biomédica também têm concorrido para proporcionar acirrados debates éticos, sempre presentes quando do advento de novas tecnologias. O principal desafio ético no tocante à obtenção das células- ‑tronco embrionárias para uso terapêutico cinge-se à origem delas. De onde obtê-las? De material procedente de abortos? De pré-embriões criopreservados? O estatuto do embrião é o mesmo, seja no útero, seja in vitro? Qualquer que seja a fonte, inicia-se sempre a discussão ética sobre o estatuto moral do embrião. Indaga-se: qual o grau de respeito que se deve ter para com o embrião?”

Acerca das pesquisas com células-tronco embrionárias, pode-se afirmar que a) se trata de um tema de natureza transdiciplinar, envolvendo debates que se situam em áreas como biologia, medicina, filosofia e direito. b) a pesquisa com células-tronco é uma área especificamente médica com parâmetros consolidados e estatuto legal claramente definido. c) por referir-se à questão da origem da vida, o tema envolve debates que se restringem à esfera religiosa. d) sob o ponto de vista ético, existem critérios absolutos mediante os quais os conflitos podem ser resolvidos. e) as questões suscitadas pela pesquisa com células-tronco são de natureza exclusivamente jurídica.​

Respostas

respondido por: Reylen
2

Resposta:

a) se trata de um tema de natureza transdiciplinar, envolvendo debates que se situam em áreas como biologia, medicina, filosofia e direito.

Explicação:

Perguntas similares