A figura mostra o circuito de uma lâmpada piscante como as que são usadas nas obras de estrada. Uma lâmpada fluorescente L (de capacitância desprezível) é ligada em paralelo com o capacitor C de um circuito RC. Existe uma corrente na lâmpada apenas quando a diferençade potencial aplicada à lâmpada atinge a tensão de ruptura ; neste instante, o capacitor se descarrega totalmente através da lâmpada e a lâmpada fica acesa por alguns instantes. Para uma lâmpada com uma tensão de ruptura =72,0, ligada a uma bateria ideal de 95,0 V e a um capacitor de 0,150 , qual deve ser o valor da resistência R para que a lâmpada pisque duas vezes por segundo?
Respostas
Resposta:
R ≅ 2,35 x 10^6 Ohms
Explicação:
Explicação e cálculos no anexo.
Reescrevi a fórmula em função de R, que é o que queremos encontrar. Depois substituí os valores dados na questão e encontrei o R.
Qualquer dúvida, me pergunta!
Para a lâmpada piscar duas vezes por segundo, o resistor do circuito RC deve ser de .
Determinação do resistor para a lâmpada piscar 2 vezes por segundo
A lâmpada vai piscar quando a tensão no capacitor atinja a tensão de ruptura, pois, nessa situação, a lâmpada acenderá descarregando o capacitor. Então, para ela piscar duas vezes por segundo, o capacitor deve se carregar até os 72 V (a tensão de ruptura da lâmpada) em 0,5 segundos.
Quando a tensão esteja abaixo da tensão de ruptura, a lâmpada será um circuito aberto, e a equação da tensão no capacitor em função do tempo é a da um circuito RC em série:
A partir desta expressão podemos calcular o valor da resistência tendo o valor do capacitor:
Saiba mais sobre os circuitos RC em https://brainly.com.br/tarefa/16299099
#SPJ2