Respostas
Para compreender a diversidade étnica no espaço pós-soviético, é necessário compreender certos pontos sobre a maneira com a qual se deu a anexação de territórios do leste europeu e Ásia pela União Soviética.
Ao contrário das unificações ocorridas na Alemanha e na Itália no século anterior, havia pouco consenso das populações de todos os territórios soviéticos a respeito da língua, cultura, religião e identidade nacional.
Em resumo, enquanto havia uma etnia germânica na Alemanha, a existência de uma única "etnia soviética" nunca foi uma característica do bloco soviético.
O espaço pós-soviético
Este espaço refere-se a todos os territórios que eram anexos ao Bloco Soviético, e as suas respectivas situações depois que a URSS se desfez, no ano de 1991. Estes territórios consistiam em países como Rússia, Ucrânia, Uzbequistão, Bielorrússia, Cazaquistão, Azerbaijão, Armênia, Geórgia, Moldávia, Lituânia, Polônia, Estônia, entre outros.
A diversidade étnica
Cada um desses países do bloco soviético possuía ao menos uma etnia, com a possibilidade de haver ainda mais divisões internas, derivadas de fatores linguísticos, culturais ou religiosos contrastantes.
Havia, por exemplo, um bom número de judeus nestes territórios, que eram etnicamente isolados no território soviético, sem uma fronteira territorial histórica.
Entre russos, eslavos, judeus, muçulmanos, polacos, lituanos, ucranianos, cazaques e tantos outros, nunca houve consenso étnico na URSS.
Saiba mais sobre o espaço pós-soviético aqui: https://brainly.com.br/tarefa/174459
#SPJ1