as regras na língua portuguesas que preveem a adequada utilização de X nas palavras são variadas por exemplo utilizamos depois de ditongos nas terminações Haze e etc utilizamos em substantivos abstratos femininos terminados em e as e as palavras terminadas em Isa e ização, etc. por fim, utilizamos x em palavras omíadas por e. este último, porém, apresenta duas exceções. assim, quais palavras apesar de se iniciarem com e, não são gravadas com x?
Respostas
As exceções de palavras iniciadas com E que não usam "x" com som de "z" são Esôfago e Esotérico.
Letras e Fonemas
De acordo com a Fonologia, letra (grafema) e som (fonema) são coisas diferentes. A função da letra é representar o som, e em alguns casos, a mesma letra pode ter diferentes sons, dependendo da palavra. Nas palavras "caso" e "saco", por exemplo, a letra "s" pode assumir fonemas diferentes (som de "s" ou som de "z") de acordo com a sua posição dentro da palavra.
Sendo assim, existem regras na língua que nos ajudam a identificar a utilização certa das letras na escrita das palavras de acordo com o seu fonema, porém, quase sempre há exceções a essas regras que precisamos memorizar para que possamos escrever corretamente.
Um dos sons que a letra "x" pode ter em uma palavra é o som de "z", e isso sempre ocorre quando a palavra inicia com a vogal "e", e a letra "x" sempre se encontrará entre duas vogais, como podemos observar nas seguintes palavras:
- Existir
- Exame
- Exuberante
- Exímio
- Exílio
- Exorcizar
- Exótico
- Exalar
- Executar
- Exorbitar
As palavras esôfago e esotérico são as únicas duas conhecidas exceções a essa regra, pois na Língua Portuguesa se utiliza "s" com som de "z" no meio de palavras e sempre entre duas vogais, como nos exemplos abaixo:
- Desastre
- Casamento
- Desejo
- Desajustado
- Desenho
- Desorientar
Logo, as palavras que são exceções são esôfago e esotérico.
Aprenda mais sobre Letras e fonemas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/45713153
#SPJ1