Os produtos considerados “ecologicamente corretos” de um modo geral são mais caros que os produtos comuns (exemplo alimentos orgânicos). O que a sociedade pode fazer para que haja a redução de preço dessas mercadorias?
Respostas
Resposta: A sociedade poderia incentivar e investir na agricultura familiar, o que facilmente pode baixar o preço do orgânico.
Resumo:
Uma das razões para o preço alto do alimento orgânico passa pela falta de uma política pública, agressiva (no bom sentido), que incentive a agricultura de base agroecológica, incluindo aí a questão do crédito e do financiamento (que acabam sendo uma política pública).
Basicamente, quem produz a maioria do alimento de base agroecológica é o pequeno produtor, a agricultura familiar. Mas para aumentar sua produção e, com isso, conseguir um preço final mais barato, ele precisa, fundamentalmente, de espaço (mais terra) e investimentos em técnicas agrícolas, equipamentos e pessoal, por exemplo.
O lógico seria, portanto, que a agricultura familiar tivesse mais incentivo e crédito disponível. Mais crédito significa poder aumentar a produção e praticar preços mais baixos, por exemplo.