"É costume reunir os séculos XIX e XX sob designação de "época contemporânea". Esta é caracterizada pela revolução industrial (que do início do séculos XIX ao final do XX, não cessa de ser retomada), pelo êxodo rural e a incrível expansão das cidades (inclusive nos países sem indústria), pelo triunfo total da economia de mercado sobre a economia de subsistência (tanto nas zonas rurais como urbanas e pelo formidável desenvolvimento dos transportes e do comércio mundial.
A revolução industrial atinge a história da alimentação em vários aspectos, mas antes de tudo pelo desenvolvimento das indústrias alimentares. Determinados produtos intermediários como as farinhas, óleos, açúcares, vinagre, etc.que outrora eram fabricados de forma artesanal, estão sendo produzidos atualmente por poderosas Usinas: Fábricas de farinha, de óleo, refinarias, et.
FLANDRIN, Jean-Louis. MONTANARI, Massimo. História da Alimentação. Editora Estação Liberdade. São Paulo, 1998
Com base nos estudos da unidade 1 Planejamento e Gestão em Gastronomia e na leitura do texto acima, descreva as principais mudanças organizacionais nos sistemas de alimentação com a Revolução Industrial, não esquecendo das transformações sofridas nos hábitos alimentares da população.
Respostas
Resposta:
Com a revolução industrial, e o êxodo rural, a população passa a ter menos tempo para dedicar-se a uma vida saudável e pensar em alimentação mais nutritiva, como se faziam nas áreas rurais, com o crescimento do êxodo rural, entramos nas eras fast food, enlatados, e tudo mais rápido, para que a população se adaptasse a correria e a loucura das industrias, onde tempo e dinheiro correm lado a lado. Em meio a revolução industrial onde a valorização humana foi diminuída, quanto mais rápido e eficiente fosse um trabalhador ele estava adequado para a indústria, fazendo assim com que o ramo da alimentação mudasse bruscamente, onde nas áreas rurais a preservação de uma boa alimentação era fundamental nas capital industriais fundamental é poupar tempo e acompanhar as evoluções. A população passa a buscar restaurantes com custo e beneficio, onde se une alimentação rápida e baixo custo sem se preocupar de primordial com qualidade nutricional.
Explicação: