Nos estudos realizados ao longo da disciplina, discutiremos que os marcadores sociais da diferença são um campo de estudo das ciências sociais que tentam explicar como são constituídas socialmente as desigualdades e hierarquias entre as pessoas, por meio de uma espécie de sistema de classificação que cria posições, experiências e relações sociais distintas.
A noção de marcadores sociais da diferença pode envolver características como idade, altura, gênero, classe, religião etc. Além de saber como os significados para essas diferenças são construídos socialmente, é necessário ver como estão interligadas, isto é, como as diferenças se associam entre si.
Com base nos estudos realizados durante a disciplina, produza um comentário com suas próprias palavras, que responda aos seguintes questionamentos sobre os marcadores sociais da diferença:
- De que modo eles estão presentes em sala de aula?
- Como o conhecimento sobre eles pode qualificar o trabalho do professor?
Respostas
Resposta:
De princípio, os marcadores sociais da diferença são características externas do indivíduo, em que ele comumentemente é julgado por sua orientação ou também por sua etnia, por exemplo.
Partindo desta ótica, podemos observar que os marcadores sociais da diferença, estão presentes no âmbito educacional, pois em um ambiente que é heterogêneo, bastante diversificado, acaba ocorrendo a presença dos marcadores sociais da diferença, em que na própria sala de aula pode ser perceptível esta presença, a qual há alunos de diversas etnias, orientações sexuais, de diferentes classes sociais.
Logo, quando se diz respeito aos marcadores sociais da diferença e, principalmente no ambiente escolar, é de vital importância que o professor tenha conhecimento sobre este aspecto e quando se tem o conhecimento sobre estas características que são naturais e, também, sociais, facilita todo o processo do educador, porque ele irá entender as particularidades/especificidades de cada discente, e desta forma não irá julgar por questão da etnia, orientação ou da classe social e sim proporcionará um ambiente de respeito. Entretanto, os marcadores sociais carrega consigo aspectos negativos, pois quando o indivíduo é analisado por características como a sua origem, o seu gênero, a etnia e a sua classe social, ele fica à margem do corpo social, resultando em uma exclusão social.
Portanto, os marcadores sociais não podem ser critérios para excluir um indivíduo da sociedade, privando dos seus direitos, e sim ser um motivo para inseri-lo, porque o mundo é plural e todos as pessoas devem terem oportunidades e em hipótese alguma merecem ser julgadas por suas características externas.
Explicação: