1) Na Idade Média, a Igreja era rica e poderosa. Os bispos possuíam feudos enormes. O papa celebrava acordos políticos, interferia na escolha dos reis, era chamado a coroá-los etc. Mas havia um grande número de pessoas, grupos sociais e líderes políticos e religiosos descontentes com a Igreja e com o imenso poder do papa. Cite um dos motivos dessa insatisfação e descreva-o. 2) Diga quem foram os maiores críticos da Igreja naquela época. 3) Como se deu o início do movimento conhecido como Reforma protestante? 4) O que era indulgência plena? 5) O que foram as 95 teses de Lutero? Descreva uma a partir da leitura do texto. 6) Lutero fundou uma Igreja e criou para ela uma nova doutrina baseada em alguns pontos. Cite dois deles. ME AJUDEN E PRA HODE
Respostas
Resposta:
1) Os grupos reconhecidos como "opositores" a Igreja Católica eram conhecidos como Heresias, estes eram contra a tudo o que esteja expressamente contido nas Escrituras, o que decorra necessariamente do sentido delas, ao conteúdo das palavras de Cristo, transmitidas aos apóstolos, que por sua vez, transmitiram-nas à Igreja, o que tenha sido objeto de uma definição em algum dos Concílios ecumênicos a tudo o que a Igreja tenha proposto à fé dos fiéis e a tudo o que tenha sido proclamado, por unanimidade, pelos Padres da Igreja.
As principais críticas estavam ligadas a venda de indulgências, ao afastamento dos monges, a crescente promiscuidade clerical e ao desrespeito com a fé alheia.
2) Os maior crítico da Igreja Católica foi Martinho Lutero, no qual estava insatisfeito com certas condutas da Igreja, sobretudo com as indulgências, que eram comuns na Igreja Católica da época. Nesse contexto, essa prática acontecia por meio dos dízimos feitos pelos fiéis para a Igreja em troca do perdão de seus pecados.
3) Em 1517, A Reforma Protestante forçou a Igreja Católica a tomar medidas, e o Concílio de Trento foi o principal instrumento de reorganização do catolicismo. Este concílio foi instituído por Pio V e Gregório XIII e teve como objetivo reavivar a fé através de uma restruturação da disciplina religiosa.
4) A indulgência plena era um perdão que a Igreja oferecia às pessoas que se arrependiam de seus pecados. Tratava-se de uma espécie de carta vendida pela Igreja aos fiéis: ao comprá-la, os cristãos estariam recebendo o perdão dos pecados cometidos.
5) Muitos recorreram e abusaram das teses de Lutero como justificativa de liberdades estatal nacional, social e política. Lutero não descobriu a liberdade moderna, ele fortaleceu uma dialética, através da qual a liberdade é reconhecida como um processo ambivalente.
6) A vocação eficaz e a predestinação.
Espero ter ajudado!!