Relato de caso:
Paciente de 18 anos, primigesta, iniciou acompanhamento pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde de Maringá, Paraná, na 12a semana de gestação. O exame ultrassonográfico obstétrico, realizado na 33asemana, evidenciou aumento dos ventrículos cerebrais laterais, microcalcificações encefálicas e placentomegalia. A paciente relatou que durante a gestação manteve contato com gatos, lixo peridomiciliar e ocasionalmente consumia queijos frescos, vegetais in natura e fazia o consumo de carnes mal passadas e eventualmente carne crua em algumas preparações. O parto foi normal, com 39 semanas. O recém-nascido, de sexo feminino, na tomografia de crânio apresentou dilatação ventricular e microcalcificações cerebrais. Em mapeamento da retina constatou-se comprometimento ocular.
De acordo com o relato de caso acima identifique o possível agente etiológico e a doença nas opções abaixo.
Alternativas
Alternativa 1:
Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que é o causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
Alternativa 2:
Treponema palidum, que é o causador da sífilis.
Alternativa 3:
Treponema palidum, que é o causador da sífilis.
Alternativa 4:
Herpes simplex vírus, que é o causador da herpes.
Alternativa 5:
Toxoplasma gondii, que é o causador da toxoplasmose.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5: Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmose
Os sinais clínicos evidenciados na ultrassom e após o nascimento através da tomografia indicam que agente etiológico e a doença são respectivamente Toxoplasma gondii e toxoplasmose.
Características da toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário T. gondii, este micro-organismo pode ser encontrado nas fezes de gatos e outros felinos, entretanto o ser humano é infectado ao ingerir alimentos ou beber água contaminados.
A maioria das pessoas infectadas pela primeira vez não apresenta sintomas e, por isso, não precisam de tratamentos específicos.
Quando a mulher é contaminada durante a gestação ou possui uma infecção latente, que foi ativada durante a gestação poderá transmitir ao feto, o que desencadeia a toxoplasmose congênita.
Dentre os vários sintomas que esta doença pode causar, destacamos as microcalcificações cerebrais e comprometimento ocular.
Leia mais sobre toxoplasmose aqui: https://brainly.com.br/tarefa/730889
#SPJ2