“É muito importante que a educação da criança deficiente não seja pautada na limitação em si e que o seu desenvolvimento deva basear-se nas relações sociais que estimulem a superação dos limites.”
LEONEL, Waléria Henrique dos Santos. Políticas e o processo de ensino/aprendizagem na Educação Inclusiva. Reimpressão, 2021. Maringá-Pr: UniCesumar, 2021.
Ao longo da disciplina você estudou sobre o que é importante para o desenvolvimento de uma criança deficiente. Assim, a partir dos escritos de Vygotsky é correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Explicação:
- No campo da deficiência, é importante destacar que Vygotsky (1983) trouxe importantes avanços no tocante à compreensão do desenvolvimento psíquico e à educação da criança deficiente, pois, na defesa dos aspectos sociais em relação à deficiência, afirma que esta não se fundamenta apenas no biológico, mas também na forma como são estabelecidas as relações sociais provocadas pela limitação.
Para Vygotsky a educação se fundamenta principalmente nas relações sociais, a medida em que os indivíduos se relacionam na sociedade. Por isso a alternativa correta é a alternativa 3.
Vygotsky e a educação
As teorias da Vygotsky sobre educação, que se concentraram na importância da interação social e da comunicação, tiveram um impacto duradouro no campo da educação. Ele acreditava que o aprendizado era um processo social, e que professores e alunos deveriam trabalhar em colaboração para criar um ambiente de aprendizado que fosse ao mesmo tempo de apoio e desafio.
Ele destacou a importância de andaimes, ou fornecer apoio e orientação aos alunos, a fim de maximizar seu potencial de aprendizagem. Ele também propôs que a aprendizagem deveria ser significativa e conectada aos contextos do mundo real, e que deveria ser baseada na solução cooperativa de problemas.
As teorias de Vygotsky têm sido usadas para informar as práticas educacionais por décadas e continuam a moldar a forma como pensamos sobre a educação hoje.
Você esqueceu de colocar as alternativas:
'' Alternativas Alternativa 1: A vivência no contexto escolar para a criança deficiente é importante, contudo é dispensável para o seu desenvolvimento a aquisição dos conhecimentos científicos. Alternativa 2: Para o estudioso, é na família que acontece o desenvolvimento, e as demais relações sociais não são importantes, pois o mundo extra familiar, ao redor da criança deficiente pouco contribui com o seu desenvolvimento. Alternativa 3: Na defesa dos aspectos sociais em relação à deficiência, Vygotsky afirma que esta não se fundamenta apenas no biológico, mas também na forma como são estabelecidas as relações sociais provocadas pela limitação. Alternativa 4: Vygotsky defendia a escolarização aos alunos deficientes, pois acreditava na potencialidade do indíviduo. Seus estudos evidenciaram que os estímulos para desenvolver uma criança deficiente deveriam ser aplicados somente após a adolescência . Alternativa 5: No campo da deficiência, é importante destacar que Vygotsky trouxe importantes avanços no tocante à compreensão do desenvolvimento psíquico e à educação da criança deficiente, desde que essa educação ocorresse fora do contexto escolar.''
Para saber mais sobre Vygotsky, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/49523709
#SPJ2
Na defesa dos aspectos sociais em relação à deficiência, Vygotsky afirma que esta não se fundamenta apenas no biológico, mas também na forma como são estabelecidas as relações sociais provocadas pela limitação. pág 46