“A intensificação do trabalho é o processo no qual se eleva o número de atividades e exigências ao trabalhador em um mesmo período de tempo, ou seja, sob a mesma jornada de trabalho. Esse processo vem ganhando maior expressão desde os anos 1980, período que marcou uma nova etapa de reestruturação produtiva do capitalismo global que teve como resultado a demissão em massa de trabalhadores nos mais diversos setores econômicos. Houve então uma diminuição do número de empregos de um lado e, do outro, aumento do número de atividades exigidas dos trabalhadores que permaneceram empregados, acarretando intensificação do trabalho. As novas tecnologias e processos adotados pelo sistema produtivo passaram a exigir maior capacidade de aprendizado por parte dos trabalhadores, além de aumentar também a disponibilidade das pessoas para trabalhar, possibilitada pela intensificação da divisão do trabalho. Para Dal Rosso (2008), a pessoa deixa de trabalhar no ritmo que seria mais confortável para ela, passando cada vez mais a produzir de acordo com o que é ditado pela máquina”. (SILVA, Sandro Pereira. Percepção dos trabalhadores sobre intensidade e exigências no ambiente de trabalho. Boletim Mercado de Trabalho - Conjuntura e Análise nº 52, Agosto de 2012. IPEA. P. 28)
Analisando o texto acima, é possível afirmar:
I. Que o capitalismo, mesmo modificando sua base tecnológica, continua fundamentado na acumulação do capital e exploração do trabalho.
II. Que as mudanças no capitalismo permitiram aos trabalhadores ter mais tempo livre, em decorrência do uso das novas tecnologias.
III. Que o novo capitalismo fundamenta-se em menos trabalhadores empregados e mais tempo livre para os trabalhadores empregados.
IV. Que a redução dos empregos acarretou intensidade do trabalho para aqueles que permaneceram empregados.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas:
Apenas a IV.
II e III.
Apenas a II.
Apenas a I.
I e IV.
Código da questão: 42248
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
..........@
Explicação:
cgjjj
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás