• Matéria: ENEM
  • Autor: gabrielamarila59
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia: A história do Brasil entre o final dos anos 50 e meados dos anos 60 do século passado ficou marcada como um período de afirmação da identidade nacional, impulsionado por eventos como o bicampeonato mundial de futebol (1958 e 1962), a consagração internacional da bossa nova e do compositor e maestro Villa-Lobos, a modernização do país por meio do governo de Juscelino Kubitschek, entre outros. O símbolo maior dessa transformação foi a construção da nova capital, Brasília, no Centro-Oeste do país. “JK conseguiu disseminar uma onda de otimismo e esperança muito fortes”, diz o historiador Wagner da Silva Teixeira. Porém, com uma população que – de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – era, então, constituída de 40% de analfabetos (cerca de 16 milhões de pessoas), a promessa de construir um novo país parecia comprometida. A fim de reverter esse atraso na educação básica, vários movimentos em prol da alfabetização e da cultura popular surgiram naquele período. (ZEPEDA, Vinícius. Os anos dourados da educação popular. Publicado em http://www.faperj.br/?id=1185.2.3) Ao contextualizar o trecho grifado na história da educação de adultos, é correto compreender que a intenção dos movimentos favoráveis à alfabetização também era: Escolha uma opção: a. a alfabetização da população foi impulsionada pela necessidade de formação de apreciadores da cultura nacional. b. oferecer melhor qualidade de vida aos operários que construíram Brasília, mas não tinham acesso aos serviços públicos. c. o otimismo disseminado por JK transformou as estatísticas do IBGE, diminuindo consideravelmente o número de analfabetos no país. d. ampliação das bases eleitorais, já que havia o entendimento de que a mudança social estaria vinculada ao desenvolvimento.

Respostas

respondido por: Dricatco
1

Resposta:

d. ampliação das bases eleitorais, já que havia o entendimento de que a mudança social estaria vinculada ao desenvolvimento.

Explicação:

os operarios não eram so em brasilia mas em todo pais. Inicio da troca entre trabalho manual e mecanico (leitura dos manuais).  Era necessário aumentar a cultura da população para impulsionar o desenvolvimento.

Perguntas similares