ainda hoje existem consequências para os seres vivos? quais? (césio 137- o pesadelo da goiania 1990) resumo sobre a ocorrência...
Anônimo:
....
Respostas
respondido por:
5
Foi um grande acidente no Brasil, o mesmo ocorreu na cidade de Goiânia no ano de 1987. Dois catadores de lixo encontrou um aparelho de radiodiagnóstico abandonado por um hospital desativado em 1985 “Instituto Goiano de Radioterapia” em um lixão. Neste aparelho havia O Césio-137. Este aparelho tinha uma grande quantidade de chumbo material de alto valor comercial, os dois catadores resolveram desmontar então este aparelho. Descobriu-se então uma substância com um brilho intenso e azul, os mesmos entusiasmarão com esta substância e a distribuiu entre amigos e vizinhos. Com isso começaram essas pessoas a passarem mal com náuseas. Leide das Neves Ferreira, de 6 anos, ingeriu algumas porções da substância enquanto comia pão e frutas. A garotinha foi a que mais sofreu com o acidente, e a primeira a falecer. A esposa de um dos catadores foi a segunda pessoa a falecer. A mesma desconfiou que a substância era causadora do problema e levou uma amostra a vigilância sanitária. Descobrindo assim um enorme acidente radioativo. No total 1000 pessoas foram expostas aos efeitos do césio, muitas com contaminação corporal externa revertida a tempo, tiveram no total 4 mortes imediatas e mais tarde 60 mortes (funcionários que realizaram a descontaminação, funcionários da vigilância sanitária e vítimas alarmantes com alto índice de contaminação). Estima-se que mais de 6000 pessoas foram atingidas pela radiação.
Hoje não oferece mais risco, já se passou 29 anos, hoje o que resta é o se chama de radiação natural e não oferece nenhum risco.
Hoje não oferece mais risco, já se passou 29 anos, hoje o que resta é o se chama de radiação natural e não oferece nenhum risco.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás