Os ácinos serosos e os túbulos mucosos representam unidades glandulares muito comuns no organismo e encontram-se presentes em vários órgãos. A respeito do tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Os túbulos mucosos são estruturas alongadas, tubulares, frequentemente ramificadas.
II. Os ácinos serosos são formados por células colunares, com lúmen dilatado.
III. A região apical das células acinosas é ocupada por grânulos de secreção.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
ALTERNATIVA III
Explicação:
A região apical é ocupada por grãos de secreção e, por essa razão, cora-se em rosa pela eosina
Considerando os ácinos serosos e os túbulos mucosos, apresentamos a como alternativa correta a opção III) A região apical das células acinosas é ocupada por grânulos de secreção.
Pâncreas exócrino e unidades secretoras
O componente exócrino do pâncreas é formado por glândulas serosas acinares (tubuloacinares) densamente compactadas, denominadas ácinos pancreáticos, representando as unidades secretoras do pâncreas.
Células acinares
Os ácinos pancreáticos são formados por um epitélio simples, onde cada célula acinar tem formato piramidal, com uma porção basal larga e uma porção apical estreita circundando um pequeno lúmen central.
Grânulos secretores
Ao observar os ácinos ao microscópio, o seu citoplasma basal é principalmente basofílico, com vários grânulos de zimogênio acidófilos nos seus polos apicais.
Esses grânulos de zimogênio são grandes organelas secretoras (ou organelas) nas quais as células acinares armazenam a suas enzimas inativas, conhecidas como zimogênios ou pró-enzimas.
Estes são ativados mediante estimulação, fazendo com que as células acinares liberem as suas secreções por exocitose. Durante a exocitose, os grânulos se fundem com a membrana celular e expelem o seu conteúdo no lúmen do ácino.
Saiba mais sobre células acinares pancreáticas em: https://brainly.com.br/tarefa/53953814
#SPJ2