No início da década de 90, Vivi trabalhava em uma fábrica mas, em meio a uma grande crise financeira que afetava todo o Brasil, ela perdeu o emprego. Diante da necessidade de trabalhar para complementar a renda e também cuidar da filha bebê, Vivi decidiu fazer um curso de depilação e começou a trabalhar em casa, atendendo suas clientes enquanto tomava conta da filha. Aos poucos ela foi conquistando clientes e fazendo novos cursos para suprir a demanda. Ao se tornar cabeleireira, descobriu não apenas sua vocação, mas também uma oportunidade de negócio. Assim, em 1994, Vivi abriu seu próprio salão na zona norte de São Paulo e foi convidada pelo Senac para ser professora na área da beleza. Depois de um tempo, ela se dedicou a um curso de Tecnologia Química em Cosméticos para poder desenvolver sua própria linha de produtos. Alguns anos depois, investindo a partir dos recursos obtidos por meio do salão e da venda dos produtos, Vivi decidiu montar uma escola de cursos na área da beleza, pois ao apresentar seus produtos para os cabeleireiros notou que muitos tinham apenas conhecimento superficial. Para estimular o desenvolvimento de profissionais mais qualificados, ela criou o Instituto Divas em 2010. Hoje, o Instituto Divas oferece cursos de barbearia, cabeleireiro profissional, design de sobrancelhas, gestão de salões, manicure, maquiagem e pedicure. Além disso, o Instituto Divas possui unidade própria e franqueadas
Respostas
Vivi abriu o seu primeiro negócio por necessidade e também motivava pelas recompensas que ela poderia obter, e tendo sucesso, ela ficou satisfeita e motivou a Vivi a empreender em novos negócios, aumentando os seus lucros (todas estão corretas).
O que leva uma pessoa a empreender?
Algumas pessoas possuem tendências naturais para empreender, mas outras empreendem por necessidade ou por terem notado uma grande oportunidade no mercado.
O Brasil é um dos países com a maior quantidade de empreendedores do mundo e a maior parte deles é por necessidade.
Venha estudar mais sobre o empreendedorismo
https://brainly.com.br/tarefa/19533087
Afirmativas:
I. A necessidade foi o principal motivo da abertura do negócio de Vivi.
II. A motivação é resultante de fatores primários como, risco e recompensa.
III. O sucesso do empreendedor está atrelado à satisfação de suas necessidades fisiológicas até sua realização pessoal, de forma hierarquizada.
IV. A motivação empreendedora de Vivi, inicialmente se deu pela necessidade de suprir suas necessidades básicas e, posteriormente, como uma oportunidade de negócio ao vislumbrar novas alternativas de lucro.
#SPJ4