• Matéria: Pedagogia
  • Autor: ericaperussi
  • Perguntado 3 anos atrás

“A priori, vale destacar a importância da descrição normativa para os estudos de uma língua, pois é a partir desse tipo de prática que podemos promover reflexões sobre os usos reais que o falante faz de sua língua. Enquanto estudiosos de uma língua, temos de reconhecer o papel e a relevância da abordagem tradicional, sem, contudo, deixar de lado, as contribuições que as pesquisas linguísticas têm proporcionado para a compreensão e o funcionamento da linguagem”. Com referência ao estudo em sala de aula dos conteúdos morfológicos e sintáticos, levando-se em consideração o excerto que introduz esta questão, assinale a assertiva correta quanto ao papel da gramática tradicional nesse contexto.





A) A competência docente para o ensino da morfologia e da sintaxe de forma articulada requer dos professores profundos conhecimentos da gramática normativa, e isso não se observa atualmente
B) O desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas voltadas ao ensino dos aspectos morfossintáticos implica necessariamente a dicotomia entre morfologia e sintaxe a fim de definir claramente tais conteúdos.
C) A gramática tradicional contrapõe-se a uma perspectiva descritiva do estudo da língua portuguesa em contexto escolar, por isso tem contribuído para o baixo desempenho discente.
D) O conteúdo da gramática normativa deve constituir uma das bases do estudo das relações entre morfologia e sintaxe nas práticas de sala de aula de língua portuguesa.

Respostas

respondido por: patriciasideratos53
4

Resposta:

Explicação:


olieteapsilva: qual a resposta para essa questão/
olieteapsilva: qual a resposta para essa questão?
Perguntas similares