Respostas
Resposta:
Tipos de alongamento
Como vimos, alongamentos são exercícios que melhoram a flexibilidade muscular. Para isso, são utilizadas diferentes técnicas: alongamentos estático, dinâmico, isométrico e passivo.
Na técnica de alongamento dinâmico, os exercícios são realizados com movimento. Por exemplo: em pé, com as pernas afastadas, flexionar o tronco à frente e tentar tocar uma das mãos no pé do lado oposto. Balançar o tronco quatro vezes e voltá-lo na posição inicial, conforme mostrado na figura abaixo.
Tipo de alongamento dinâmico.
Alongamento dinâmico
O alongamento dinâmico é indicado para melhorar a flexibilidade necessária em uma atividade. Deve ser feito após aquecimento.
Na técnica do alongamento estático, a posição estática deve ser mantida por, aproximadamente, de 20 a 30 segundos, fazendo-se controle da respiração. À medida que a pessoa sente a musculatura reduzindo a tensão, aumenta-se o alongamento.
Tipo de alongamento estático.
Alongamento estático
A técnica do alongamento isométrico associa alongamento com força muscular. Observe a figura abaixo: o movimento da perna que está atrás é de alongamento, e o da perna que está na frente é de força, para sustentação do corpo.
Tipo de alongamento isométrico.
Alongamento isométrico
Na técnica do alongamento passivo, o movimento é realizado com o auxílio de força externa (outra pessoa ou aparelhos)