1. No dia 12 de janeiro de 2010, uma terça-feira, a cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti, ficou coberta de poeira por causa de um terremoto de magnitude 7 na escala Ritcher, cujo epicentro foi na península de Tiburon, a cerca de 25 quilômetros da cidade e profundidade de 10 quilômetros. O terremoto devastou o Haiti e deixou perto de 300 mil mortos e mais 300 mil feridos.
Explique como o nível da destruição material e da perda de vidas humanas por um terremoto está diretamente relacionado ao nível de desenvolvimento de uma sociedade.
Respostas
Resposta: Em 2010, o Haiti foi devastado por um grande terremoto, que deixou cerca de 300 mil mortos e mais de 300 mil ferido, agravando o mais pobre das Américas, e deixando 1,5 milhões de pessoas desabrigadas!!
Explicação: confie em deus❤
Uma sociedade desenvolvida tem mais recursos para investimento em construções mais resistentes e em uma rede hospitalar mais ágil e eficaz para tratar pessoas. Assim, o impacto de um terremoto nesse tipo de sociedade seria menor, já que haveria recursos suficientes para diminuir o estrago material e as perdas humanas de um desastre natural.
Desenvolvimento e desigualdade
Embora desastres naturais sejam comuns tanto em países desenvolvidos quanto em subdesenvolvidos, o impacto é bastante diferente. O investimento público e privado em infraestrutura e rede de saúde pode impactar positivamente no impedimento de mortes e no resgate das vítimas.
Assim, podemos entender como um país subdesenvolvido como o Haiti até hoje sofre as consequências de um terremoto ocorrido 12 anos atrás, enquanto que os Estados Unidos se recuperaram de forma relativamente rápida do furacão Katrina de 2005.
Entenda mais sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento aqui: https://brainly.com.br/tarefa/10294097
#SPJ2