Em uma equação que haja o problema de simultaniedade o método MQO, pode não ser o mais indicado. Pois ao aplicar de maneira errada, os estimadores não serão apenas viesados, mas também inconsistentes; isto é, o viés não desaparece. Há, contudo, uma situação em que os MQO podem ser aplicados apropriadamente mesmo no contexto das equações simultâneas. Esse é o caso dos modelos recursivos, desde que as variaveis não sejam correlacionadas com o termo de distúrbio u1t,No sistema recursivo, os MQO podem ser aplicados a cada uma das equações separadamente. Na verdade, não temos um problema simultaneidade nessa situação. Com base na estrutura de tal sistema, é claro que não há interdependência entre as variáveis endógenas. Portanto, Y1 afeta Y2, mas Y2 não afeta Y1.. Analise as equações a seguir, extraídas do livro Gujarati e Porter (2011):
GUJARATI, D. N.; PORTER, D. C. Econometria Básica. 5. ed. Bookman: Porto Alegre, 2011(adaptado).
I. Ao analisar a primeira questão, percebemos que no lado direito existe apenas variáveis exógenas, ao adotar a hipótese de que elas não são correlacionadas com o termo de distúrbio u1t, satisfazendo a premissa de não correlação entre as variáveis explanatórias. Dessa forma os MQO podem ser aplicados diretamente nessa equação. O MQO também pode ser aplicado na segunda equação desde que Y1t e u2t sejam não correlacionados.
PORQUE
II. u1, que afeta Y1, não está correlacionado com u2. Ao adotar a hipotese de que, Y1 é uma variável que afeta Y2, Mas Y2 não afeta Y1, pode-se proceder com a estimação dos MQO dessa equação. A mesma logica é aplicada a terceira equação, desde que Y1t e u2t sejam não correlacionados.
Com base nas asserções apresentadas, assinale a alternativa correta:
Anexos:
reconomia92:
??
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
?
Explicação passo a passo:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás