Respostas
Resposta:
mlk se respeite me dá 5pontos para isso ....
Explicação:
Um texto argumentativo tem, como principal objetivo, o convencimento do leitor com relação às ideias apresentadas em seu conteúdo. Para isso, ele deve ser claro e apresentar riqueza lexical. Quer saber mais sobre as características desse tipo de produção? Confira sua estrutura a seguir, além de exemplos de gêneros textuais que pertencem a essa categoria.
PUBLICIDADE
Índice do conteúdo:
Características
Estrutura
Exemplos
Características do texto argumentativo
O texto argumentativo pode ser trabalhado com relação a quaisquer opiniões, mas profissionalmente é bastante usado na área do direito, por exemplo. Podem ser escritos a partir da dissertação objetiva, em terceira pessoa do plural, ou ainda da dissertação subjetiva, em primeira pessoa do singular.
Quando construído a partir da dissertação objetiva, o autor não se identifica com o leitor. Assim, apresenta argumentos de forma impessoal, conferindo ao texto a sensação de imparcialidade, ainda que expressando a opinião do autor. Já na dissertação subjetiva, é usada, como mencionado anteriormente, a primeira pessoa do singular, de forma que fica bastante evidente que a opinião é do autor do texto (mesmo que com o uso da dissertação objetiva também seja opinião do autor).
É preciso lembrar que, apesar de haver duas formas de construção do texto argumentativo, deve-se escolher uma e segui-la até o fim. O texto dissertativo objetivo, quando aplicado à argumentação, ajuda a construir um conteúdo mais forte, dando a impressão de que a opinião é de todos, e não apenas do autor.
Estrutura do texto argumentativo
O texto argumentativo é construído a partir de um parágrafo inicial, curto, que apresenta a ideia, mas sem deixá-la clara. A partir de então, o autor deve passar a desenvolver as suas ideias, utilizando argumentos verdadeiros, fundamentados e convincentes, podendo ainda fazer uso de exemplos claros.
É preciso, ainda, que contenha contra-argumentos, para que não seja possível uma interpretação dúbia do conteúdo apresentado. Seu fim se dá por meio de um parágrafo em que se expressa a ideia chave da opinião, apresentando uma conclusão ou ainda uma resposta ao que foi apresentado no primeiro parágrafo introdutório.
PUBLICIDADE
Diante disso, divide-se a estrutura dos textos argumentativos em: introdução, em que se apresenta a ideia principal; desenvolvimento, em que se fundamenta e desenvolve o que foi apresentado no início; conclusão, que apresenta uma possível solução ou, ainda, uma proposta ou síntese para o texto.
Os argumentos que compõem um texto argumentativo, sendo usados em sua construção e fundamentação, podem ser dos seguintes tipos: de comparação, dados históricos, dados estatísticos, pesquisas, causas culturais ou socioeconômicas, depoimentos, entre outros – desde que ajudem a fortalecer, com fundamento, a opinião defendida pelo autor.
Exemplos de textos argumentativos
Para entender melhor o que são os textos argumentativos, veja alguns exemplos: ensaios filosóficos que defendem uma ideia com argumentos; ensaios científicos que explicam propostas a partir de dados, estudos e provas; monografias históricas com visões de determinados fatos; artigos de opinião; manifestações de grupos profissionais defendendo seus interesses, entre outros.
PUBLICIDADE
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla